Empreender com desconto, essa foi a estratégia que a franquia Touti – rede especializada em cosméticos, tem feito para atrair possíveis investidores para a marca especialmente na região Sudeste e que poderão aproveitar os descontos, conforme as condições da franqueadora.
Mercado no sudeste aquecido
Segundo Pesquisa Trimestral de Desempenho da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o franchising cresceu 12,1% no faturamento no 3º trimestre de 2024 em comparação com o mesmo período de 2023. Enquanto a Touti teve um crescimento ainda maior, de 30%.
A marca, que nasceu em Pernambuco, tem como foco nos próximos meses, fortalecer sua presença na região Sudeste, principalmente em cidades como: Campinas (SP), São José dos Campos (SP), Sorocaba (SP) e Taubaté (SP), além de cidades do estado de Minas Gerais; Rio de Janeiro e Espírito Santo, inclusive municípios com mais de 50 mil habitantes.
Para garantir máxima qualidade durante toda a operação de implantação da franquia, todos os investidores recebem suporte intenso e acompanhamento em cada etapa do negócio, incluindo suporte na escolha do ponto comercial de forma gratuita, treinamentos semanais para a equipe de vendas e acompanhamento contínuo, desde o treinamento inicial até a operação diária.
Dayane Corina, coordenadora de expansão da Touti, pontua que mesmo o quiosque Smart sendo uma das opções mais procuradas devido ao seu baixo custo inicial, de R$ 12 mil e à flexibilidade de instalação em locais de grande fluxo, a rede tem observado um aumento na procura por lojas físicas.
“Embora o quiosque Smart continue sendo uma opção muito procurada devido ao seu baixo custo e versatilidade, temos percebido um crescente interesse por lojas físicas. Isso reflete a confiança dos franqueados em expandir o negócio de forma mais robusta, oferecendo uma experiência mais completa para o cliente, especialmente em centros comerciais que valorizam a presença de marcas consolidadas”, afirma Corina.
Segmento de saúde, beleza e bem-estar em alta
No 1° semestre de 2024, de acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento de saúde, beleza e bem-estar na região Sudeste, teve faturamento de R$ 15,5 bilhões, uma crescente de 22,9% se comparado com o primeiro semestre do ano de 2023.
Já em número de unidades, o setor ficou em terceiro lugar com 15,8%, ficando atrás apenas de alimentação e food service (17,2%), e serviços e outros negócios (20,7%). Ao todo, o franchising gerou cerca de 903.530 empregos diretos no Sudeste, somente no período da pesquisa.
Potencial do interior
O franchising segue sendo uma ótima oportunidade para quem sonha em empreender, é o caso da franqueada Natália Maria Machado Fernandes, de 38 anos, que é cirurgiã-dentista e ainda sim quis investir em uma franquia Touti para diversificar a renda.
Ela começou com o quiosque full e atualmente, já tem quatro unidades nas cidades de Barretos (SP), Uberaba (MG), Uberlândia (MG) e Sorocaba (SP) e segue mapeando outras cidades em potencial na mesma região para expansão.
“Sou cirurgiã-dentista e atuo na área, acho importante diversificar as fontes de renda.
Meu marido, Edmar Fernandes, foi fundamental para a concretização deste sonho. Além de parceiros de vida, somos parceiros nos negócios. Eu cuido da parte financeira e da expansão e ele da parte operacional. Tenho buscado o interior do Sudeste porque vejo potencial em municípios menores”, afirma a franqueada que começou empreendendo com a franquia há pouco mais de um ano.
O franqueado Wilson Roberto Nigro, de 54 anos, também escolheu investir em uma franquia Touti, após sua saída do CLT em uma empresa em que trabalhava há 25 anos. Atualmente, ele possui setes quiosques sendo um modelo full e as demais smart nas cidades de Guarujá (SP), Santos(SP), São Vicente (SP) e Praia Grande (SP).
“Minha esposa era franqueada de outra marca de cosméticos e, devido a minha saída da CLT acreditei que era o momento de empreender e a área de cosméticos era bem atrativa. Resolvi apostar em cidades litorâneas com o negócio por atrair muitos turistas”, revela o franqueado que comprou a primeira unidade em 2019.
A franquia
Fundada em 2016 em Recife (PE), a Touti se inspira na beleza de Paris para criar sua linha de perfumes e corporal com alto poder de fixação e ótima relação custo-benefício. Desde então a marca segue em constante crescimento, com mais de 800 unidades no Brasil, ficando na 7° posição como a microfranquia que mais cresceu em 2023.
A rede trabalha com cosméticos que vão desde perfumes autorais e em parceria com times europeus, hidratantes corporais e body splashs, que totalizam mais de 70 produtos.
Além de possuir modelo de negócio barato e de fácil gestão, para quem deseja investir no ramo de beleza, a franqueadora possui três tipos de modelos de negócio:
Quiosque Smart: O investimento inicial é a partir de R$ 12 mil, incluindo taxa de franquia, capital de giro e instalação. Voltado para áreas de no mínimo um metro quadrado, ele pode ser instalado em supermercados, galerias, shoppings, estações de metrô, entre outros locais de fluxo intenso de pessoas. O franqueado pode contar com o auxílio de até dois funcionários. Esse modelo é o mais comercializado na rede e tem um faturamento em torno de R$ 15 mil e prazo de retorno, em média, de 5 meses.