O consumo de açaí se popularizou no fim dos anos 90 e de lá pra cá se tornou um mercado em expansão, tanto em terras brasileiras quanto no exterior. E pensando cada vez mais na expansão e no melhor atendimento para o cliente, o Açaí Puríssimo, rede brasiliense especializada no preparo de cremes, shakes e congelados com a polpa do fruto amazônico, aposta em um novo modelo: franquia semiautomática.
Funciona assim: a nova operação possui, somente, um funcionário e um totem de autoatendimento. Com isso, o cliente terá mais agilidade no seu pedido, facilitando a gestão do negócio e reduzindo custo fixo. O franqueado também ganha com isso, porque o formato requer um investimento menor, a partir de R$ 149 mil, e um custo operacional mensal reduzido, de até R$1.800. A previsão da rede de franquias candanga é que o novo formato chegue a faturar R$ 40 mil por mês. O modelo já foi testado em Brasília e ultrapassou a marca prevista, faturando R$ 117 mil em dois meses de operação.
“A ideia foi criar um modelo mais enxuto, com menor complexidade operacional e menor custo fixo. Outra vantagem dessa operação é a utilização de um totem de autoatendimento para tornar o pedido mais rápido. Com isso, também conseguimos, internamente, ter mais flexibilidade para mudar o cardápio, trabalhar com promoções e conseguir aumentar o ticket médio e margem de contribuição”, explica Cayo Costa, sócio fundador da marca.
Outra novidade do Açaí Puríssimo na franquia semiautomática é a mudança no projeto arquitetônico. Nas 12 lojas espalhadas em Brasília (406/407 Asa Norte, 310 Asa Norte, 103 Asa Sul, 113 Asa Sul, 103 Sudoeste, Águas Claras, Sobradinho, Noroeste, Taguatinga, Samambaia, Guará, Gama e Lago Norte CA 07 recém-inaugurada), as unidades estão mais clean e modernas, com cozinha integrada com atendimento para facilitar o próprio funcionário nessa operação por conta própria. Esteticamente, a nova roupagem do Açaí Puríssimo possui um novo balcão em mdf em cor clara ripado com um expositor de vidro, cozinha com revestimento em metro white, pergolado em mdf, também na cor clara, cantos arredondados e novas iluminações nas unidades.
Além das sete combinações da linha gourmet, a unidade abre portas para o seu mais novo cardápio. Entre os destaques, está o Monte seu Açaí (R$ 18,90 – 300ml), que hoje é considerado o produto best-seller do cardápio. Na seção, é possível escolher uma base de puríssimo, açaí clássico, ou batido com banana e adoçado com stévia e guaraná, além de toppings à escolha do cliente. Outra opção disponível no menu da rede é o Cremíssimo (R$ 23,90 – 300ml), creme de frutas batido com leite (é batido com água) (cupuaçu, maracujá ou morango) e outras delícias (esse é batido com leite) (chocolate 70%, ninho e paçoquita). E para o time dos indecisos na hora de escolher a sobremesa, a rede ainda oferece a opção do Casadíssimo (R$ 23,90 – 300ml), onde o consumidor pode optar por metade do recipiente recheado com açaí e a outra com um creme artesanal.