Ainda há empresas que ignoram e correm o risco de manter uma equipe defasada, sem conhecimentos técnicos ou reciclagem. Em tempos de mercado cada vez mais competitivos é fundamental ampliar a capacidade produtiva dos profissionais, independente da sua função e do tamanho da empresa. Isso permite que os colaboradores enfrentem os desafios com mais segurança e atualizados.
No mercado pet, por exemplo, a necessidade de treinamento é indispensável, até porque se lida com vidas. Eduardo Branco, sócio executivo da franquia Au-All Pet Móvel – primeira e única franquia pet sobre rodas do Brasil com serviços de banho e tosa em domicílio – conta que todos os colaboradores da marca passam por treinamento para manter o padrão de qualidade na higienização e embelezamento dos pets, além de serem profissionais certificados, o que dá ainda mais segurança para o tutor dos pets.
Eduardo conta que o franqueado, mesmo ele não atuando na linha de frente nos trabalhos com os animais, deve passar por um treinamento. Para atender os empreendedores, a Au-All oferece a Universidade Corporativa onde cada franqueado passará por um treinamento misto, com aulas online divididas em módulos de 5 a 10 minutos cada, e também módulos presenciais.
“O treinamento presencial é voltado para a operação e ocorrerá durante dois dias na própria unidade móvel do franqueado ou em uma unidade da franqueadora. Já o treinamento presencial voltado para os groomers, acontecerá durante três semanas na Galharde Academy, em São Paulo, onde esses profissionais aprenderão técnicas e protocolos de banho e tosa, seguindo os serviços padronizados da Au-All”, diz o empresário.
Sorria, você está sendo filmado!
Preocupada com a segurança dos pets, a Au-All adotou câmeras em todas as vans da marca. O equipamento auxilia a conferência da rede no atendimento do franqueado durante os procedimentos. Cada carro possui quatro câmeras no interior da cabine de atendimento. Elas são posicionadas nas extremidades e fornecem total visibilidade para os tutores poderem acompanhar o atendimento de seus pets através do televisor que fica posicionado com a tela para o exterior da van.
“Este procedimento foi implementado para que o tutor possa acompanhar em tempo real todo o atendimento, sem ter a necessidade de estar presente no interior da cabine pois, na maioria das vezes, a presença dele interfere no comportamento do pet durante os procedimentos de higiene estética”, explica Eduardo.
Outro ponto importante que a marca prioriza é que a franquia não usa gaiolas nos atendimentos, inclusive, com a campanha: Gaiola não! Isso evita o estresse em alguns pets que não gostam de ficar presos e proporciona uma experiência tranquila e relaxante.
Suporte aos franqueados
O sócio executivo destaca que alguns dos pontos fortes da franqueadora em relação ao suporte ao franqueado está no treinamento técnico, operacional e de gestão oferecido, além dos principais pilares de sustentação do negócio que são: qualidade no atendimento aos clientes pets, tutores e franqueados e autonomia total para a realização da operação.
Tempo nacional gasto na capacitação
Dados da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), em parceria com a Integração Escola de Negócios, apontaram que a carga horária destinada para a capacitação de profissionais no Brasil vem aumentando ano após ano.
Em 2015, eram apenas 16,6 horas por funcionário, e em 2016, passou a ser de 22 horas. No ano seguinte, em 2017, o investimento das empresas continuou constante e em crescimento e foram gastos R$ 788 por colaborador, o que representa um crescimento de 21% em relação ao ano anterior.
“Acredito que entre os benefícios do treinamento dos colaboradores é que há diminuição da rotatividade entre os funcionários; aumento da produtividade; clima organizacional favorável, e redução de custos. Treinamento corporativo possibilita uma melhor atuação, inclusive potencializa as habilidades e capacidades dos colaboradores. Todos saem ganhando, até mesmo os clientes”, finaliza Eduardo.