Não é novidade que o Brasil se destaca no agronegócio. Quando se fala em produção de leite, o país fica na sexta posição do ranking mundial. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), só no ano passado, foram produzidos 35,4 bilhões de litros de leite, dos quais foram importadas 199 mil toneladas, registrando um aumento de 87% nas importações em relação a 2022.
O Brasil teve o terceiro maior efetivo de vacas ordenhadas, mas registrou o menor número delas desde 1979, contabilizando 15,7 milhões de gado destinado à produção de leite. Mesmo com o número reduzido do rebanho, o país apresentou crescimento na produção leiteira, principalmente por conta do aumento da produtividade do gado.
Pensando em garantir a melhor produtividade para o gado, a Reino Rural Franchising, uma rede de franquias especializada no setor de agronegócio, oferece uma linha de produtos para aumentar a eficiência do rebanho na produção de leite, aumentando os lucros do pecuarista.
“É muito importante adotar boas práticas de manejo que visam aumentar a produtividade do gado, através da gestão do bem-estar, uma nutrição rica em suplementos e outros cuidados com a alimentação e a saúde do animal”, destaca Matheus Ferraz, diretor executivo da rede.
Suplementos alimentares: uma alternativa para melhorar o desempenho do rebanho
Quando se fala em produção de leite, o Brasil foi salvo pelo desempenho dos animais, visto que houve uma diminuição no número de vacas leiteiras. Pensando em trazer mais eficiência na produção, a Reino Rural oferece o V.e.S Super Premium Leite que atua na prevenção de infecções e melhora a alimentação das vacas, aumentando a produção do leite. Se trata de um núcleo vitamínico aditivado com 7 tipos probióticos.
O produto é recomendado para vacas em lactação e deve ser administrado diretamente na dieta do animal, usando a dosagem de 500 gramas para uma saca de sal mineral. “O produto é elaborado com as melhores matérias primas do mercado. Sua fórmula é concentrada e seus níveis de garantia são maiores que os outros produtos disponíveis no mercado”, explica Matheus.
O suplemento possui alta quantidade de selênio, um mineral essencial para o organismo dos bovinos, melhorando a imunomodulação, ou seja, a capacidade do sistema imunológico se autodefender de infecções. Segundo o fundador da rede, o selênio pode melhorar os índices de produção de leite de diversas formas.
“O mineral pode ajudar em vários fatores, auxiliando no crescimento dos bovinos, além de prevenir e ajudar a tratar distrofia muscular nutricional, causada principalmente pela falta de vitamina E”, esclarece ele.
Além disso, o suplemento previne a mastite, uma inflamação da glândula mamária das vacas, geralmente causada por infecções de bactérias. Essa doença é a que mais atinge os rebanhos leiteiros do mundo, ocasionando na redução da produção, descarte do leite, gastos com medicamentos e, em alguns casos, a morte do animal, trazendo prejuízos aos produtores.
Por esses motivos, o produtor deve buscar um suplemento que contenha esse mineral, na tentativa de melhorar a saúde e a alimentação do rebanho, que trará mais rendimento na produção do leite.
A franquia busca oferecer apoio para os clientes, com o objetivo de ajuda-los a encontrar o produto que seja o melhor para as suas necessidades. “A Reino Rural apoia seus clientes em todo o processo. Ela conta com uma equipe multidisciplinar com veterinários, zootecnistas e agrônomos capacitados e disponíveis para fornecer assistência técnica aos seus clientes”, finaliza o fundador da rede de franquias.