Morar em uma cidade litorânea é o sonho de milhares de brasileiros, principalmente daqueles que moram em capitais ou grandes centros. Isso acontece, pois essas pessoas estão em busca de calmaria, um ambiente de mais tranquilidade e conforto, fugindo de trânsito e tumultos.
Dessa forma, além de visualizar como um bom local para se viver, muitos aproveitam o embalo para investir em algum negócio. O desenvolvimento econômico de cidades praianas, geralmente, é muito alto, por abrigarem grandes portos e terem um alto potencial turístico, comercial e em serviços.
Algumas empresas, especificamente franquias, costumam levar grandes vantagens econômicas para essas localidades. Esse movimento é comum pelo fato de muitas marcas contarem com modelos de negócio adaptados a essas regiões e, no caso das redes do segmento de food service, possuírem cardápios que combinam com o litoral.
Uma das marcas que está seguindo essa tendência e investindo em novidades para esses locais é a FiChips Food – rede de franquias especializada em fast-food com pratos típicos do Reino Unido – que já possui operações em cidades do litoral brasileiro e espera uma expansão ainda maior para 2024.
“Essas cidades, além de possuir o consumo regional, também contam com o alto fluxo de temporada e feriados, onde ocorre com muita frequência a recorrência a vista de turistas nas unidades. Existe também a oportunidade geral de consumo, em que nosso cardápio se adapta com muito mais facilidade nessas regiões”, conta o CEO e fundador da franquia, Hermes Bernardo.
Unidades no litoral
Atualmente, a FiChips conta com três operações em municípios interioranos, estando localizados em São Vicente/SP, Vila Velha/ES e Florianópolis/SC.
“Nós contamos com essas unidades em operação, mas já estamos com outras vendidas e em processo de instalação. Com isso, estamos incluindo no nosso cardápio os produtos mais consumidos nessas regiões, como o vinagrete, além de realizar alguns testes com combinações de camarão”, detalha Hermes.
Cardápio especial
De acordo com o CEO da FiChips, a adesão por parte dos consumidores dessas cidades praianas em relação ao cardápio da rede foi altamente positiva, em especial as porções de Fish and Chips, que já está inserido no paladar brasileiro com as fritas e o filé de peixe empanado.
“As porções de fritas com iscas de peixe são as mais pedidas, além das demais porções a serem compartilhadas e os burgers. Tudo isso, sempre acompanhado de chopp ou cerveja, presente em 90% de nossas unidades. Outro item importante é a linha de bebidas exclusivas FiChips não alcoólicas, como os chás especiais e as sodas italiana, trazendo mais variedade ao mix e totalmente propício para essas regiões”, ressalta Bernardo.
Modelo de negócio
Atualmente, para o litoral, a franquia está em busca de ampliar a implantação do novo modelo de street pub, que possui uma roupagem mais enxuta e um cardápio totalmente exclusivo com drinks e porções diferenciadas.
“Esse modelo conta com um investimento inicial de R$ 219 mil, incluso taxa de franquia, capital de giro e instalação. O faturamento bruto médio mensal é de R$ 73 mil, com lucro líquido de 15% a 20% e um prazo de retorno do investimento em 18 meses”, comenta Hermes.
Para o primeiro semestre de 2024 a franquia espera inaugurar mais duas unidades no litoral brasileiro, nas cidades de Capão da Canoa/RS e Santos/SP.