Muitos estereótipos rondam o universo do empreendedorismo, um deles é o que diz que “trabalhar em família não dá certo”. Porém, apesar do que diz esse “saber popular”, tanto no Brasil, quando no mundo, o número de empresas familiares é muito grande, chegando a ser 90% das instituições.
De acordo com a pesquisa PwC de 2015, só no Brasil, o desempenho das empresas familiares superou a média mundial. 79% delas mostraram crescimento e 76% têm previsão de resultados positivos para até 2020. No mundo, esses índices são de 65% e 85%, respectivamente. Estabilidade e crescimento discordantes dos mitos que envolvem trabalhar com a família.
Não são números a se ignorar. Empreender em família dá certo. Sobretudo aqui, isso é alcançado, em grande parte, pelo uso adequado e objetivo de ferramentas formais para solucionar conflitos internos. Cerca de 91% das empresas as utilizam para manter uma postura profissional que impede os conflitos familiares.
A falta de planejamento e de processos bem definidos é o que gera a maioria dos problemas. É por isso que empreender em família dentro de uma franquia estruturada pode ser a melhor solução. Afinal de contas, as franquia são padronizadas, tem processos a serem seguidos e conta com o planejamento estratégico da franqueadora.
Um recente caso de sucesso é o da família Mendes Schneider, que aconteceu quando os irmãos Augusto, Lucas e Julia realizaram o sonho que tinham em comum de abrir um negócio próprio. “Mesmo tendo especialidades completamente diferentes, eu sou engenheiro elétrico, meu irmão, ambiental, e a Júlia, nutricionista, resolvemos nos unir em busca de uma maior estabilidade financeira e profissional. Escolhemos investir na Sucão por se tratar de uma franquia com atuação em um mercado extremamente promissor. Também por conhecer o Ricardo, sócio fundador da rede, desde quando éramos crianças, sentimos que era a oportunidade de negócio ideal para nós”, comenta Augusto.
A aposta foi certeira. O setor de alimentação saudável cresceu 98% no Brasil, entre 2009 e 2014, movimentando US$ 35 bilhões por ano. Esse número representa 28% dos brasileiros que, hoje, optam por consumir alimentos nutricionalmente ricos. Os dados, apresentados pela Euromonitor, se unem ao crescimento exponencial do mercado nacional de franquias para formar um cenário atraente para investimentos. Sem dúvida, não poderia haver um momento e setor mais adequado para os irmãos investirem.
O grande passo aconteceu quando, após cinco anos trabalhando na Motorola, Augusto conseguiu negociar uma franquia da Sucão no Shopping Unimart, em Campinas, em setembro de 2014. Desde então, a loja cresceu e com os lucros os franqueados investiram em mais duas unidades, que abriram em 2016. As profissões antigas deram espaço à gerência compartilhada entre os três, com Augusto e Lucas se revezando entre as unidades, a cada três meses, e Julia cuidando, principalmente, da administração geral e de pessoal.
Segundo eles, trabalhar em família garante maior liberdade e honestidade do que na lidar com sócios externos. “Apesar dos conflitos, comuns em qualquer negócio, a liberdade de se dizer o que pensa é maior e isso evita que problemas sejam ignorados e, portanto, resolvidos antes que haja grandes transtornos”, finaliza. Foi com base nessa atitude gerencial dos irmãos que esse negócio, pra lá de familiar, se transformou nas unidades de maior sucesso dentro da rede Sucão.
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