Ter acesso a óculos de grau no Brasil e no mundo não é algo muito comum para boa parte da população. Isso acontece, pois o produto de necessidade básica nem sempre conta com valores acessíveis, fazendo com que as pessoas mais carentes não conseguissem adquirir o item.
De acordo com o último levantamento feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em todo o planeta 800 milhões de pessoas não conseguem adquirir seus óculos de grau. Além disso, no Brasil 34% das pessoas afirmam nunca terem ido a uma consulta com um oftalmologista.
Outro dado que reforça a pouca quantidade de pessoas que utilizam óculos no Brasil é o da Fundação Abióptica (Associação Brasileira de Indústria Óptica). Segundo a instituição, 104 milhões de pessoas desenvolveram alguma síndrome ocular no país, porém apenas 36 milhões usam óculos.
Visualizando esse cenário, o Instituto Visão Solidária (IVS) – franquia do setor óptico – criou um modelo diferente dos outros negócios tradicionais nesse segmento, oferecendo um valor acessível e único nas armações. “Além de trazer o solidário em nosso nome, também o colocamos na prática. Isso acontece em vários aspectos, o primeiro deles, é ser solidário ao usuário de óculos, pois buscamos democratizar o uso desse produto”, detalha o diretor executivo da franquia, Tony Cozendey.
Preço único
Para conseguir gerar essa democratização, a rede IVS disponibiliza ao seu cliente um preço único de R$ 49,99 nas armações de óculos de grau. Apesar de ser um valor baixo, a marca prioriza pelo bem-estar do cliente, oferecendo um mix de aproximadamente dois mil modelos e está sempre inovando nas novas coleções.
“Em nossas lojas, praticamente abrimos mão de obter lucro nas vendas em armações. É uma entrega especial que fazemos ao nosso cliente, as armações que vendemos a R$ 49,99, são produtos que no mercado são vendidos entre R$ 150 a R$ 300”, salienta Tony.
O diretor executivo do IVS ainda garante que mesmo com o baixo custo, são entregues aos clientes produtos de alta qualidade e com garantia.
Lançamentos
Possuir um valor fixo e mais em conta não é um impeditivo para que a rede fique sem gerar novidades e lançamentos em armações todos os meses.
“Seguimos tendências de mercado, nossa equipe acompanha com afinco todas as inovações desse nicho, para que nossas lojas ofereçam o que a de mais moderno, estiloso e confortável aos nossos clientes”, afirma Cozendey.
Linha própria
A rede de franquias no setor óptico também conta com uma linha própria, denominada de Tony Cozendey, nome do fundador do IVS.
“Essa linha de óculos foi criada há dez anos. Pelo fato de ter um nome bem comercial as pessoas começaram a sugerir e foi quando tivemos a ideia de lançar a marca. Vale destacar que os modelos dessa linha existem antes mesmo da fundação do IVS”, explica Tony.
O diretor executivo da rede ainda destaca que essa é uma linha bem eclética em modelos e materiais. “Temos modelos desde o básico e metal, até o material de acetato, com qualidade e charme diferenciado. Nosso objetivo é atender todos os gostos e perfis de público.”