O setor de moda e vestuário ainda é um dos que causa grande impacto à natureza. Mas, com uma população mais consciente, o mercado de roupas usadas tem crescido de maneira importante. Os brechós de roupas e itens infantis se multiplicaram pelos últimos anos, tanto em lojas físicas quanto no ambiente online, através WhatsApp, Instagram ou Facebook.
Segundo dados da Companhia Compre & Confie e a Câmara Brasileira da Economia Digital, o setor de vendas do mercado online brasileiro, que inclui todas as vendas de bens de consumo e entretenimento, cresceu 20,56% em janeiro de 2022. Já o faturamento do segmento, por sua vez, cresceu em 8,09% também em janeiro deste ano.
Os irmãos fundadores da rede e adeptos ao Garage Sales, Giovanna Domiciano e Flávio Thenório adaptaram este modelo bastante difundido nos EUA para poderem utilizá-lo no Brasil, focando como público-alvo bebês e crianças. O formato de compra na Arena Baby é simples: os clientes levam produtos que não são mais utilizados por seus filhos ou parentes e geram valor com eles, podendo receber em dinheiro ou em crédito para utilizar na compra de outros produtos novos ou seminovos da loja.
A rede é atrativa tanto para investidores quanto para o consumidor final, pois a maioria dos produtos à venda são 80% mais baratos que nas lojas convencionais. “Com o crescimento exponencial da Arena Baby, fica claro que o brasileiro está deixando de lado o pré-conceito sobre o uso de produtos seminovos e adotando, como cultura, a prática de trocar e vender roupas e acessórios que não têm mais utilidade para os filhos”, pontua Giovanna Domiciano.
Esses modelos de negócios circulares, podem permitir que a indústria corte cerca de 143 milhões de toneladas de emissões de GEE em 2030. Segundo pesquisa do GlobalData Market Sizing and Growth Estimates, nos próximos 10 anos o mercado de segunda mão tende a crescer mais do que outro setor.
As peças da Arena Baby, por exemplo, passam por uma avaliação minuciosa, onde é verificado se há manchas ou qualquer outra avaria. Como diferencial, a rede também disponibiliza produtos novos – todos identificados por tags recicláveis. “Nos preocupamos muito com a preservação do meio ambiente, em diversos detalhes. Evitamos sacolas plásticas, utilizamos tags recicláveis, além disso, ao reutilizar as peças e deixar novos produtos na loja, o cliente também estará ajudando outra família que estará comprando item de qualidade com valor bem abaixo do mercado”.
Com expectativas de venda de 100 unidades e faturamento de R$ 30 milhões para 2022, os donos da franquia de Brechó e Outlet infantil fizeram um alto investimento em tecnologia. Além dos franqueados, poderem vender através do WhatsApp para todo o Brasil, e também através das outras redes sociais como o Facebook e Instagram, a Arena Baby está com um aplicativo em desenvolvimento, o “Clube Arena Baby”, que já está nas configurações finais e ficará disponível tanto para Android quanto iOS.
Giovanna finaliza informando que no ano de 2021 a rede teve mais de 30 mil avaliações (troca/venda de produtos) realizadas nas redes. “Este número tende a aumentar em 2022, visto que teremos um ano letivo completo e também pela volta do hábito de compra em lojas físicas, graças a vacinação, fim das restrições, etc.”.