Franquia de tecnologia investe na contratação de colaboradores mais jovens

Atualmente, a média de idade dos trabalhadores da Gigatron Franchising é de 28 anos

Conquistar o primeiro emprego é o desejo de milhares de brasileiros, principalmente dos mais jovens. No momento atual, o mercado de trabalho está altamente vantajoso para esses trabalhadores, pois muitas empresas passaram a optar pela contratação de pessoas mais novas.

Dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) comprovam essa tendência. De acordo com a pasta, ao comparar os números do 1º trimestre de 2019, em relação ao mesmo período deste ano, é possível observar um crescimento de 13,7 milhões de jovens ocupados, na faixa de 14 aos 24 anos, para 14 milhões.

A pesquisa do Ministério também mostra uma queda no número de jovens que não trabalham, não estudam e nem estão procurando emprego, que caiu de 5,05 milhões para 4,62 milhões durante o mesmo período.

Visualizando esse cenário, a Gigatron Franchising – empresa especializada em software de gestão para micro e pequenas empresas – inseriu em seu DNA o incentivo à contratação de colaboradores jovens, dando destaque para os casos de primeiro emprego.

“Nós temos como cultura e estratégia de negócio gerar o primeiro emprego dessas pessoas. Isso acontece, pois temos um formato de formação de novos colaboradores internamente de maneira eficiente, garantindo que ele se alinhe com a cultura da empresa e evolua junto com a gente, dando possibilidades significativas de crescimento”, explica Victor Ruiz, sócio-diretor da franquia.

Programa de trainee

Além de ter esse movimento como uma cultura da empresa, a Gigatron também conta com um processo definido de recrutamento e seleção para despertar o interesse dos mais jovens.

“Temos um programa de trainee, que é a oportunidade focada neste primeiro emprego, onde basicamente o colaborador passa por diversos setores da empresa até identificarmos a área em que ele melhor desempenha”, salienta Victor.

Mercado de trabalho do setor

O mercado de trabalho no setor de tecnologia vem sofrendo com a falta de mão de obra qualificada, com isso, gerar a oportunidade para a nova geração que está em busca de aprender e evoluir é um grande destaque da marca.

“O mercado continua aquecido, mas existe uma demanda de estar o tempo inteiro seguindo tendências e melhorias nos sistemas para garantir uma expansão de novos clientes”, avalia Ruiz.

Grande presença dos mais jovens

A presença de colaboradores mais jovens na Gigatron se reforça quando é revelado a média de idade da franqueadora. Atualmente, no time comercial e de marketing, que é onde mais acontecem os recrutamentos de primeiro emprego, essa média é de apenas 22 anos.

“Já quando levamos em consideração a empresa em sua totalidade, essa média vai para 28 anos. Atualmente, a franquia conta com 40 colaboradores, sendo que 17 deles, quase a metade, são menores de 30 anos”, detalha o sócio-diretor.

Tendência é seguida aos franqueados

Esse movimento não é seguido apenas com os colaboradores, pois a franquia também tem registrado uma alta procura por investidores com menos de 30 anos. “Hoje, das mais de 60 operações que temos espalhadas pelo Brasil, 30% são comandadas por franqueados com menos de 30 anos. Recentemente, fechamos uma unidade para uma franqueada de 21 anos”, finaliza Victor.