O Nordeste, uma região com grande potência econômica no turismo, passou a chamar atenção em outro setor da economia brasileira, o franchising. Muitas redes de franquias estão investindo em novas unidades nesse local, além disso, algumas marcas estão nascendo nessa localidade e se expandindo pelo Brasil.
Esse movimento é confirmado através dos dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), que revelou um faturamento de mais de R$ 8,6 bilhões no 1º trimestre de 2024, representando um aumento de 19,9% em relação ao mesmo período do ano passado. Em número de unidades, a região Nordeste registrou uma alta de 2,6%, chegando a 27.570 mil operações durante o período.
O número de trabalhadores diretos também registrou um avanço no franchising nordestino. Conforme os dados da ABF, houve um aumento de 4,1%, com mais de 235 mil empregos formais em todos os nove estados.
Expansão
A franquia Instituto Visão Solidária (IVS), rede do segmento óptico, visualiza a região como excelente para sua expansão, tendo em vista que apenas no mês de agosto inaugurou duas unidades no local, além disso, confirmou sua presença na feira de franquias Franchise4U na Paraíba.
“A primeira unidade inaugurada neste mês no Nordeste foi em Santa Inês/MA, já a segunda foi em Arapiraca/AL. Além dessas lojas, também temos operações nas cidades: Maceió/AL; Sobral/CE; Açailândia/MA; Teresina/PI, além de quatro em São Luís/MA”, detalha Tony Cozendey, diretor executivo do IVS.
Tony explica que a rede leva em conta o PIB local e o volume populacional da região antes de expandir com novas unidades. “O IVS é indicado para ser instalado em locais com grande fluxo de passantes e boas praças comerciais, sendo essas uma das principais características encontradas no Nordeste.”