Segundo a Associação Brasileira de Franchising, as franquias estão voltando a ter grande potencial de crescimento, após a dura fase da pandemia. Os dados apontaram que esse aumento pode ser de mais de 8% em 2022, tendo relação com a reabertura dos comércios e a adaptação das redes digitais.
Em especial, o setor de ótica vem ganhando cada vez mais destaque entre as opções de franquias. Levando em consideração que, segundo a Sociedade Brasileira do Varejo e do Consumo (SBVC), apenas 1% dos maiores varejistas do país pertencem ao setor, e que a Abióptica, maior entidade do ramo, apontou que houve um aumento da procura dos consumidores por produtos do setor, devido a massiva exposição a aparelhos eletrônicos, no período de 2020 a 2021, é possível concluir que a área tem muito a oferecer, tanto para clientes quanto para empresários.
Com isso, uma das franquias que vem sentindo, positivamente, essas mudanças do mercado, é a QÓculos, que somente no primeiro trimestre de 2022 alcançou um faturamento de mais de R$5 milhões, sendo um crescimento de 110% entre janeiro e março, comparado a 2021.
Segundo Odilon Neto, fundador da QÓculos, para um pessoa que trabalha com esse segmento há anos, ver o desenvolvimento que vem se consolidando é impressionante. Além disso, conseguir participar das mudanças tecnológicas e poder oferecer aos seus clientes o que há de melhor e mais novo no mundo dos óculos é gratificante.
A companhia, que nasceu em 2014 com o modelo de e-commerce, entrou para o mundo das franquias em 2018, quando abriu sua primeira loja em Taubaté, São Paulo. Nesses primeiros três meses do ano, a franquia inaugurou três novas unidades, em Bragança Paulista, Belo Horizonte e Florianópolis, totalizando 27 unidades em todo o Brasil.
“Em relação à área comercial, estamos com mais três unidades em negociação e prevemos que sejam inauguradas mais 10 unidades até o fim do ano. Nossas metas são realistas e acreditamos que conseguiremos alcançá-las”, conta o franqueador.
Neto finaliza afirmando que pretende fechar 2022 com um faturamento de R$30 milhões, crescimento de 80% em comparação a 2021. Além da expansão para mais estados brasileiros, como Minas Gerais.