Se aventurar no universo de franquias é a chave para muitas pessoas que perderam seus empregos, querem complementar a renda ou estão descontentes com o trabalho atual. Fato é que se esse modelo de negócio tem se mostrado muito atrativo no ambiente físico, no virtual a ideia tem angariado cada vez mais adeptos, como mostra uma pesquisa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (AbComm), de 2020, que aponta a faixa de 68% para o segmento. E uma das marcas de franchising empresarial mais procuradas no site da Associação Brasileira de Franchising (ABF) é a Mazze Joias Contemporâneas.
Tudo se dá porque o e-commerce de vendas de joias on-line permite que a pessoa trabalhe em modelo de franquias home based (em tradução livre, significa “baseado em casa”). Funciona assim: o franqueado recebe um site próprio e personalizado, com todos os produtos de joias banhadas a ouro, prata, ródio e outros metais nobres, nas mais diversas categorias, como anéis, pulseiras, correntes, brincos, pingentes, tanto para o público feminino quanto para o masculino e infantil. Os itens da central de distribuição ficam automaticamente catalogados. Com treinamentos, suporte e acesso às metodologias de vendas, é possível divulgá-los para o Brasil inteiro. Não é necessário estoque, uma vez que, ao comprar um produto, o cliente terá seu pedido entregue pela própria Mazze. E ainda: o franqueado proprietário do site consegue acompanhar todo o processo pelo sistema de gestão da franquia.
Na verdade, a inovação da empresa está no fato dos franqueados terem um e-commerce sem ter que investir dinheiro para comprar um estoque – um dos maiores custos de qualquer empresa. Com isso, há uma série de benefícios que merece destaque: o franqueado não precisa ter preocupações com embalagens de produtos, muito menos com emissão de nota fiscal, pagamento de impostos, transporte e envio da mercadoria para a casa dos clientes, além de ter mais de R$ 1 milhão em estoque disponível, sem precisar investir para isso e sem ter que pensar se as peças estão saindo de moda ou precisam de garantia. “Seu único compromisso é o de vender. E quanto mais vender, mais irá faturar, recebendo um percentual por cada venda e tendo a oportunidade de acompanhar cada comercialização por um site interno”, explica Dhyenny Leal, Coordenadora de Marketing da Franquias do Futuro, grupo que cuida das vendas das franquias Mazze.
Ela explica que cerca de 80% dos franqueados da Mazze têm a franquia para complementar a renda e 20% como renda principal. O faturamento médio dos franqueados, que não precisam ter Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ, varia de R$ 5 a 10 mil mensais, com potencial de venda ilimitado. A margem de lucro varia de 30% a 50%. Ou seja: se uma pessoa vende R$ 10 mil, terá seu lucro médio de cerca de R$ 4 mil.
A bióloga Mariana Cotta é uma das franqueadas da Mazze. Moradora de Vitória, no Espírito Santo, é empreendedora da “Conceito de Maria Joias”, que optou pela franquia da Mazze por conta dos produtos de qualidade e diversificação nas peças ligadas às tendências da moda.
Com faturamento mensal médio de R$ 4 mil logo no início de seu negócio, Cotta destaca as vantagens de ser uma franqueada: o baixo investimento, a possibilidade de home office, ser a própria chefe, a dedicação de 4 horas diárias às vendas e, principalmente, a complementação da renda.
“A Mazze prova de uma vez por todas que ficou para trás o tempo que, para uma pessoa ter sucesso no mundo dos negócios, tinha de ter uma grande loja física, com estoque e funcionários”. Trabalhando “sozinha” – entre aspas, ela declara que quem investe nesta franquia nunca está só, uma vez que há a presença da franqueadora durante todo o processo, em questões como treinamento, comunicação, suporte jurídico e know-how (saber como fazer).