Diante da necessidade de se reinventar financeiramente, muitos profissionais têm considerado a possibilidade de empreender, principalmente por meio de franquias, setor cujo faturamento deve crescer 8% em 2021, conforme projeções da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Dentro desse mercado, as chamadas “franquias de baixo custo”, com investimento de até R﹩ 50 mil, estão entre as que atraem o maior interesse de novos franqueados. A Ultra Clean, empresa de higienização e impermeabilização de estofados, está inserida nesse perfil de franquia e também se destaca pela fácil operacionalização, com um modelo de negócio que pode ser assumido por casais ou integrantes de uma mesma família.
“Um dos membros do casal pode, por exemplo, executar os serviços de impermeabilização e higienização enquanto outro cuida da gestão do negócio. Ou seja, as tarefas podem ser distribuídas de forma muito prática entre os integrantes de uma mesma casa, fazendo da franquia um verdadeiro ‘negócio de família’”, explica Wiler Neto, Diretor de Operações do Grupo Ultra Clean.
A franqueadora oferece todo o suporte necessário aos interessados em investir em seu modelo de negócio, incluindo: treinamentos para execução dos serviços de higienização e impermeabilização de estofados, orientações quanto a gestão da franquia e até dicas de marketing para atrair e fidelizar clientes. A empresa oferece ainda a adesivação do carro do franqueado, que pode ser inclusive um modelo popular, com capacidade para levar os dois equipamentos utilizados durante os procedimentos de limpeza e cujo tamanho se assemelha ao de um aspirador de pó.
Ainda de acordo com Neto, todos os serviços de suporte oferecidos pela Ultra Clean estão inclusos no pacote de investimento adquirido pelo franqueado, que é de aproximadamente R﹩ 50 mil. “Desenvolvemos um modelo de franquia de baixo custo, acessível e que também se destaca por não comprometer todo o tempo do franqueado, que pode desenvolver suas atividades principalmente em horário comercial, deixando os finais de semana livres para outros compromissos”, conclui o Diretor da Ultra Clean.
Para ser um franqueado Ultra Clean
O público-alvo dos franqueados Ultra Clean se concentra nas classes sociais A e B e, dependendo da sua área de cobertura, o número de atendimentos pode ser superior a 50 por mês. Para se tornar um franqueado, o interessado precisa ter carro, smartphone em boas condições, computador (notebook ou desktop), disponibilidade para se dedicar ao negócio e visão de crescimento. “Buscamos parceiros com vontade de vencer”, revela Neto. Ele frisa ainda que todos os produtos utilizados pela Ultra Clean estão em acordo com as normas técnicas da ANVISA, o que torna a prestação de serviço segura tanto para o consumidor como para o meio ambiente.
O Grupo Ultra Clean projeta a conquista de 100 franqueados nos próximos três anos. O objetivo é expandir a franquia da marca por todo o Brasil.