Para aqueles que querem mudar de área e empreender, o setor de sorvetes pode ser uma opção interessante. O produto está no coração dos brasileiros e possui fácil manuseio para ser administrado. Na mesma linha, mas ainda não tão conhecido, está o gelato, que tem se mostrado cada vez mais promissor aos negócios. Prova disso é a Pazzi Per Gelato, rede de franquias de gelatos que oferece aos seus franqueados faturamento a partir de R$ 1,1 mi ao ano. A rede possui um ambiente familiar e aconchegante, trabalha com diferentes sabores e também é pet friendly, inclusive com sorvetes para destinados aos pets.
“Os gelatos são muito populares na Itália. Onde vamos por lá vemos as pessoas consumindo esse produto. No Brasil ele já está muito mais popular que há alguns anos mas ainda tem muito a ser explorado. Ele é considerado um produto gourmet, além de ser muito mais saudável que o próprio sorvete. Decidimos lançar uma franquia de gelatos por conta do nosso próprio sucesso com as nossas lojas. Demoramos quase dez anos para formatar todo o negócio e agora oferecemos uma empresa completa para aqueles que querem empreender em uma área promissora e ao mesmo tempo agradável de trabalhar”, comenta Cecília Lovatto, Cofundadora e Diretora de Desenvolvimento da Pazzi Per Gelato.
Na prática, o franqueado dessa franquia de gelatos deve realizar a gestão da loja e da equipe, e para isso tem todo o suporte da franqueadora. As lojas da Pazzi Per Gelato trabalham com diferentes sabores, desde os tradicionais pistache e fior di latte até mais exóticos, como gorgonzola com goiabada e coco queimado com castanha de caju. Além disso, a rede também possui um cardápio especial para o inverno, com produtos que tenham mais a ver com as temperaturas mais frias.
“A ideia do cardápio do inverno é justamente de blindar o franqueado sobre qualquer queda no faturamento. Dessa maneira, com produtos que vão muito mais de encontro àqueles vendidos em uma cafeteria, o empresário pode ter um faturamento adequado para a sua franquia de gelatos também nessa estação do ano. A Pazzi Per Gelatos sempre busca inovar. Temos também um sistema que permite a gestão da franquia mesmo à distância, não obrigado o franqueado a ficar o tempo todo dentro da loja”, comenta Vitor Teixeira, Cofundador e Diretor Administrativo da Pazzi Per Gelato.
A rede tem o objetivo de alcançar 100 franquias de gelato por todo o Brasil até o final de 2028.
A Pazzi Per Gelato disponibiliza três modelos de franquias. O investimento inicial para modelo de Loja de Rua é de aproximadamente R$ 480 mil, com faturamento médio de R$ 13 mil e previsão média de retorno em 23 meses. Para o modelo Shopping/Mall, o investimento inicial é de aproximadamente R$ 370 mil, com faturamento médio mensal de R$ 100 mil e previsão média de retorno em 24 meses. Já para o modelo Quiosque, o investimento inicial é de R$ 280 mil, com faturamento médio de 80 mil e previsão média de retorno de 24 meses.