A Drogarias Max, franquia de farmácias com 125 lojas espalhadas pelo Estado do Rio de Janeiro, faturou acima dos R$ 360 milhões no ano passado, totalizando mais de 22 milhões de itens comercializados no período. Os excelentes números da rede resultaram em crescimento de 19% em 2022, que deve se manter em 2023. Para o gerente de Negócios, Lucas Procópio, a introdução de recursos tecnológicos e atualização da comunicação nos pontos de venda foram essenciais para atingir os resultados.
“Implantamos a ferramenta de vendas ‘Número Único’, que usa inteligência artificial para alcançar novos consumidores e unifica as vendas por telefone nos franqueados, direcionando automaticamente as chamadas recebidas à unidade mais próxima. Outro ponto importante foi a otimização do encarte de ofertas, agora com leitura mais agradável, customizada e com o recurso de QR Code, acompanhado de ofertas dinâmicas com parceiros, o que aumentou a competitividade dos preços”, pontua Lucas.
Outro ponto importante é a boa perspectiva do setor de franquias, que cresceu 18,7% no último trimestre de 2022, segundo a Pesquisa Trimestral de Desempenho da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Seguindo na mesma linha, existe uma grande demanda por produtos de Saúde, Beleza e Bem-Estar, o que gerou um crescimento de 27,8% nas franquias desses segmentos no ano passado.
Além disso, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), em 2022, houve um superávit de 32% no volume de novos empregos em farmácias, com destaque para o Estado do Rio de Janeiro, que foi um dos que mais abriu vagas na área, evidenciando o potencial crescente desse mercado na região.
Nesse sentido, o executivo segue otimista sobre o futuro da rede – a Drogarias Max está prestes a completar 40 anos e projeta crescer 15% em faturamento, abrindo 22 novos pontos de venda e oferecendo novidades para compradores, parceiros e, principalmente, para os franqueados.
“Estamos trabalhando para ficar ainda mais tecnológicos e digitais em 2023. Para as redes independentes ou lojista de drogaria que converte sua loja à franquia Max, podemos garantir a entrega de uma operação que já começa grande, pois estamos falando de uma marca forte no mercado, que conquista o selo de excelência da ABF todos os anos desde 2014. Depois de tanto tempo, acumulamos muito know-how e benchmarking na área, o que eleva a segurança do investimento”, finaliza.