A marca curitibana Cookie Stories, das irmãs Camila e Rafaela Camargo, nasceu em 2014 com o objetivo de difundir a receita do cookie americano no Brasil, visto que não era um doce tão comum. Já em 2017, abriu sua primeira operação de varejo. Desde então, iniciou um tímido processo de franchising, que permitiu à empresa encerrar 2022 com cinco unidades na capital paranaense e uma na capital paulista, atingindo um faturamento médio anual de R$ 3 milhões.
Agora, com investimento do Grupo Restaura, holding de franquias que acumula mais de 30 anos de experiência no mercado, a marca almeja expandir sua atuação para o mercado nacional. Para 2023, a expectativa é de, no mínimo, 25 novas unidades vendidas em todo o Brasil e faturamento bruto de R$ 15 milhões — um crescimento de 400%.
“Há dois anos começamos a mapear marcas que fizessem sentido com nosso grupo, buscando negócios enxutos, que necessitem de poucos funcionários, tenham alto potencial de faturamento e valores similares aos nossos. A Cookie Stories se enquadrou em todos os requisitos e, de quebra, já conta com portfólio de franqueados satisfeitos”, comenta Paulo Conrad, Diretor Executivo do Grupo Restaura e Head de Expansão da Cookie Stories.
Na contramão do ‘to go’, a Cookie Stories aposta em ambientes modernos e sofisticados, no estilo ‘slow coffee’. “Nós priorizamos oferecer um espaço agradável para que as pessoas aproveitem o tempo que passam nas lojas. Nosso foco é na experiência, tanto dos colaboradores quanto dos clientes”, explica Camila. “Com essa parceria com o Grupo Restaura, estamos prevendo um crescimento muito mais estruturado, no qual eles irão desenvolver a estratégia de expansão e nós poderemos focar no core business, melhorando processos, simplificando a operação e criando novos produtos”, diz.
Formato do negócio
Com investimento a partir de R$ 180 mil e percentual de rentabilidade de até 25% ao mês, com prazo de retorno de 18 a 36 meses, o franqueado ainda recebe o suporte na área comercial, nos treinamentos, no controle, no marketing e na arquitetura do ponto comercial. “Sabemos a importância de uma gestão estratégica e o nosso negócio permite que os processos criados sejam ensinados e replicados de maneira fácil e rentável. O interesse de fazer as unidades performarem é compartilhado entre nós e os franqueados”, destaca Rafaela.
Entre os destaques da Cookie Stories, que se tornou conhecida pelo cardápio versátil, composto por sobremesas generosas e de dar água na boca, estão cookies, brownies, bolos, tortas, salgados, bebidas quentes e geladas e os famosos cookie shots. “Fomos pioneiras ao adaptar o cookie shot ao mercado nacional, sendo o primeiro lugar no mundo a servir com café espresso”, conta.
Além disso, a marca conta com uma estrutura fabril de 400m² que produz mensalmente 850kg de produtos, o equivalente a 90% de tudo o que é comercializado nas lojas, entre massas de doces, recheios e caldas para sobremesas. Com a expansão, a expectativa é atuar com capacidade produtiva total, atingindo o marco de 10 toneladas de produtos mensalmente.