A Artwalk foi fundada em 2006 e pertence ao Grupo Afeet (detentor das marcas Artwalk, Authentic Feet e magic feet), tendo sido criada após o Grupo notar a falta de um player forte nesse nicho de sneakers store no Brasil.
É por isso que hoje a Artwalk é focada em calçados que unem a casualidade, o urban art e o street art, formando a cultura sneakers.
Além disso, as 40 lojas da marca disponibilizam um mix complemento com camisetas, bonés, meias e mochilas, tudo para completar o look deste público-alvo, que sempre busca estilo na hora de efetuar a compra. O mix da marca reúne produtos atualizados com as tendências internacionais, além de artigos exclusivos, garantindo sempre a melhor experiência de compra em um ambiente diferenciado, com vendedores especializados no “estilo sneaker”.
Para entender o que é o “estilo sneaker” e como ele beneficia os franqueados, conversamos com Rodrigo Faria, Gerente de Franquias do Grupo Afeet. Confira a seguir.
Mapa das Franquias: Em que sentido o diferencial da Artwalk beneficia o consumidor e como afeta o franqueado?
Rodrigo Faria: Para o consumidor é importante ter acesso aos maiores e mais desejados modelos do mundo, dessa forma, a Artwalk está sempre em parceria com os principais players afim de conquistar seus consumidores e trazer os melhores produtos para as prateleiras. Entre as marcas comercializadas estão, Nike, Adidas, Puma, Vans, e outras reconhecidas deste segmento, fazendo com que o mix de produtos seja o mais completo neste segmento, o que reforça a sua especialidade, possibilitando, consequentemente, que os franqueados da Artwalk tenham sucesso em suas operações frente à concorrência.
Mapa das Franquias: Com quais marcas a Artwalk trabalha e por que esse mix específico?
Rodrigo Faria: Atualmente, além de trabalhar com as marcas Adidas, Puma e Vans, a Artwalk tornou-se a representante exclusiva do modelo Jordan no Brasil. Essa exclusividade foi fruto de uma forte parceria que o Grupo Afeet vem estabelecendo com a Nike. A venda da marca com exclusividade na Artwalk em todas as cidades das regiões Centro-oeste, Norte, Nordeste, Sul, além de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, trouxe resultados positivos, além da aproximação com o público final.
Cultura sneaker e sinergia com o virtual
Mapa das Franquias: Quem são os principais concorrentes?
Rodrigo Faria: A Artwalk é considerada uma marca com produtos exclusivos para os fãs da cultura sneaker, dessa forma, lojas especializadas nesse segmento são as nossas principais concorrentes.
Mapa das Franquias: Qual o perfil ideal do franqueado?
Rodrigo Faria: Para casar o atual momento da marca, com os interesses dos candidatos à franquia, a rede busca empreendedores que, preferencialmente, tenham experiência no varejo, tempo disponível, residam próximos ao PDV, não tenham negócios concorrentes ou conflitantes e possuam disponibilidade de capital próprio para investimento.
Mapa das Franquias: Como é o treinamento oferecido ao franqueado?
Rodrigo Faria: Ao ingressar em nosso Grupo, o fraqueado recebe um treinamento completo que aborda os temas de finanças, RH, Marketing, Produtos e Comercial. Além de realizar uma imersão de dois dias em loja para entender como funciona a rotina do negócio e do PDV.
Mapa das Franquias: Quantas horas de duração?
Rodrigo Faria: O treinamento tem a duração média de uma semana, sendo dois dias mantendo o franqueado em nossa sede para receber informações e treinamentos de todas as áreas internas, e por fim, finalizamos com mais dois dias de imersão em loja.
Mapa das Franquias: Há algum custo para o franqueado?
Rodrigo Faria: O treinamento já está incluso em todo o pacote que o franqueado recebe ao adquirir uma franquia, portanto não há um custo especifico para o treinamento oferecido.
Mapa das Franquias: Como é feito o acompanhamento no dia a dia da rede? A consultoria de campo acompanha os franqueados? Como é feito esse suporte?
Rodrigo Faria: Para conseguir ampliar a rede de forma sustentável, implementamos um modelo de suporte aos franqueados com consultoria frequente, baseado em uma metodologia de business intelligence, que permite, aos mesmos, uma melhor leitura e plano de ação para aprimorar suas operações. Na prática, nós temos um time de consultores que realizam a consultoria full time através de contato por telefone, do CAR (Central de Atendimento a Rede), que presta atendimento exclusivo aos nossos franqueados, e por fim, visitas em campo que costumam acontecer duas vezes ao ano.
Mapa das Franquias: O que acontece quando uma coleção passa de moda e há um excedente de produto em estoque? O franqueado arca com isso de alguma maneira? Com que periodicidade são renovadas as coleções?
Rodrigo Faria: As coleções são renovadas a cada trimestre, seguindo o lançamento dos players. As compras, inclusive, são feitas com meses de antecedência, tudo para girar o estoque dos franqueados em consonância aos lançamentos de cada marca.
Mapa das Franquias: Qual a rentabilidade do investimento na franquia? E quais os formatos de franquia disponíveis?
Rodrigo Faria: O investimento inicial de uma franquia Artwalk varia a partir de R$500 mil independente da cidade que a operação será realizada.
Mapa das Franquias: Os royalties são em cima do faturamento ou das compras, e por que escolheram essa forma de cobrança?
Rodrigo Faria: Os royalties são de 4% sobre o faturamento bruto. Esse formato de cobrança é uma forma de compartilhar os riscos da operação.
Mapa das Franquias: Qual o papel da loja virtual do negócio? Quantos % são vendidos por ali?
Rodrigo Faria: Nossa loja virtual entrou no ar em 2016. De lá pra cá o negócio vem crescendo consideravelmente, trazendo bons resultados e solidificando cada vez mais a ArtWalk no mercado.
Mapa das Franquias: A loja virtual atrapalha os franqueados? Os produtos vendidos no e-commerce e nas lojas físicas são distintos?
Rodrigo Faria: As duas operações atuam sinergicamente, ou seja, uma operação serve de vitrine para a outra, o que muda é o momento e a preferência pela compra.
Mapa das Franquias: Quais os planos de expansão para 2019 e quais as melhores praças para crescer? Por quê?
Rodrigo Faria: Nossa intenção é solidificar a presença da Artwalk nas cidades onde já possuímos lojas, ou seja, regiões Sul, Sudeste e Nordeste, tanto em shoppings quanto em ruas de grande movimento.