Franquia de aluguel e venda de equipamentos médicos e ortopédicos deve faturar R$ 2,5 milhões em 2024

Após um acidente de moto, Rodrigo Mattos enxergou na recuperação uma oportunidade de empreender e fundou a Santa Muleta; franqueado pode trabalhar de casa apenas com o celular

Cadeiras de roda, andadores, muletas, produtos cirúrgicos ou ortopédicos. A demanda por cuidados médicos e itens hospitalares está sempre em alta no Brasil devido a vários fatores. Por exemplo, segundo o IBGE, o país tem 30 milhões de idosos e a quantidade deve dobrar em 2050, sendo que esse público está mais sujeito a sofrer quedas. Outro fator é o número elevado de cirurgias e internações por acidentes de trânsito.

Empresários acompanham a demanda na procura por serviços de saúde e têm investido em um setor voltado ao cuidado com o paciente. Dados da Associação Brasileira de Franchising revelam que o segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar registrou o maior faturamento no 1º trimestre de 2024, com R$ 14,2 bilhões em receita – alta de 14,7% em comparação ao mesmo período de 2023.

Com o propósito de acolher os clientes e proporcionar um serviço de saúde humanizado, o empresário Rodrigo Mattos lançou a sua marca de produtos médicos e ortopédicos: a Santa Muleta. A loja própria foi fundada em 2016, em São Bernardo do Campo/SP, e o início no franchising foi em 2022. Após um grave acidente de moto, Rodrigo ficou com uma sequela permanente na perna e durante a recuperação enxergou uma oportunidade de empreender.

“Pensei em criar um negócio com a minha identidade. Lembrei de tudo o que passei com o acidente e o que não me fez desistir foi o amor. Então, a Santa Muleta surgiu para proporcionar aos nossos clientes mais amor nos momentos de dor, além de vender ou alugar equipamentos. Aos franqueados entregamos quase 10 anos de experiência e conhecimento de mercado de uma marca que criou o primeiro modelo de assinatura de equipamentos médicos”, enfatiza Rodrigo Mattos, fundador da Santa Muleta.

Aluguel de equipamentos pelo celular

A Santa Muleta oferece uma linha completa de produtos médicos e ortopédicos através de fornecedores homologados, pensando no tratamento adequado e na recuperação de cada paciente. Além da venda, a franquia trabalha com um modelo de negócio pioneiro no Brasil, onde o franqueado pode oferecer o aluguel dos produtos em um formato de assinatura.

“Um modelo inovador que permite ao franqueado trabalhar de casa apenas com um aplicativo de celular que faz o gerenciamento das locações, contratos e fretes e o cliente pode alugar o equipamento diretamente pelo WhatsApp. São fornecidos itens como cadeiras de roda e banho, muletas, andadores, bancos para banho, colete, cama hospitalar, entre outros. O cliente usa o tempo que precisar e as cobranças são automáticas”, explica Rodrigo.

O fundador da rede ressalta ainda que, comparando somente os produtos que podem ser comprados ou alugados, 75% dos clientes optam por assinar o uso do equipamento por um período do que comprar.

Já na loja física da Santa Muleta, além dos equipamentos disponíveis para locação, o franqueado conta com mais de 3 mil produtos, como itens descartáveis para profissionais de saúde (EPIs, seringas, agulhas, sondas, curativos); acessórios ortopédicos (joelheiras, talas, imobilizadores); estetoscópio; aparelhos de pressão; termômetros; colchão pneumático; almofadas de assento e encosto, entre outros.

Modelos de negócio

A Santa Muleta conta com dois modelos de negócios: Home Based e Loja física. Em ambos a marca se enquadra como microfranquia e baixo investimento para quem deseja ingressar no empreendedorismo.

Home based: esse modelo é inovador no país com foco no aluguel de equipamentos médicos e ortopédicos. O investimento inicial é a partir de R$ 20 mil, já incluso taxa de franquia, capital de giro e investimento em equipamento e instalação. Nesse formato não precisa de funcionário e o franqueado pode operar de onde estiver através de um aplicativo. O franqueado escolhe os produtos que pretende iniciar, sendo que no modelo Smart são 24 itens, no Pro são 36 e no Master são 58 itens. O faturamento bruto médio mensal é a partir de R$ 3 mil, com lucro líquido de 60% e o retorno do investimento é entre 8 e 12 meses.

Loja física: é uma loja de rua, com tamanho médio entre 50m² a 70m², sendo que o investimento inicial é a partir de R$ 120 mil, já incluso taxa de franquia, capital de giro e investimento em equipamento e instalação. Nesse modelo é possível operar apenas com um funcionário e o franqueado. O faturamento bruto médio mensal é a partir de R$ 60 mil, com lucro líquido de 15% e o retorno do investimento é entre 18 a 24 meses.

Suporte ao franqueado

Por ser uma franquia com um modelo de negócio tecnológico e inovador, a Santa Muleta dispõe de treinamentos contínuos e sistemas que facilitam o dia a dia do franqueado e contribuem para o desenvolvimento da unidade. Além do aplicativo que permite a gestão dos aluguéis dos equipamentos, a marca conta com um sistema ERP homologado, onde o franqueado da loja física consegue controlar toda a operação.

Mattos reforça que ao entrar na rede, o franqueado passa pelo onboarding, uma integração intensiva sobre os processos, a história e a cultura da marca. “É feito um plano de ação de implantação com todas as ações necessárias. O franqueado recebe uma série de treinamentos iniciais nas áreas de vendas, compras, marketing, conhecimento dos produtos da marca, locações e sistema”, conta.

O empresário explica ainda que em relação ao suporte, o franqueado recebe orientações de uma equipe exclusiva em dias úteis e horário comercial através do WhatsApp. A franqueadora também oferece suporte técnico de empresas terceiras para o aplicativo de locação e o sistema ERP de gestão.

Expansão

Apesar de ter sido lançada no mercado em 2016, a Santa Muleta iniciou a formatação para o franchising em 2022. Em 2023, a marca teve um faturamento de R$ 1,2 milhões e a expectativa para 2024 é alcançar uma receita de R$ 2,5 milhões. Atualmente, a rede possui 6 unidades, sendo 2 lojas próprias e 4 franqueados.

“A Santa Muleta está presente com duas unidades em São Bernardo do Campo/SP, 1 unidade em São Caetano do Sul/SP, 1 em Poços de Caldas/MG, 1 em Caruaru/PE e 1 unidade em Posse/GO. Até o final do ano a projeção é alcançarmos 20 franqueados da rede”, finaliza Rodrigo.