Franquia de alimentação investe em time de implantação e ferramenta geográfica para definir o melhor ponto ao seu franqueado

Crepefy também disponibiliza modelos de negócio com espaços menores, contribuindo para redução de gastos da operação

Iniciar um novo negócio é composto por diversas etapas, uma delas é a escolha do ponto comercial. Dentro do sistema de franchising, especificamente, essa tomada de decisão é crucial, pois o negócio deverá estar localizado próximo do seu público-alvo, além de se atentar para não instalar nas proximidades de seus concorrentes.

Na hora de definir o local, o empreendedor também deve observar se o modelo de negócio escolhido é adequado para o local e optar por uma região de maior crescimento, seja ele econômico ou populacional. Essa é uma tarefa complexa, que demanda um período de pesquisas e, obviamente, a ajuda da franqueadora.

De acordo com o CEO da Crepefy – rede de franquias especializada no modelo europeu de crepe francês – André Augusto, normalmente, a franqueadora define as características do local que receberá a nova unidade. “Isso é definido através do nosso manual de implantação, contendo um direcionamento e uma série de normas em que o franqueado deverá seguir.”

Time de implantação

O fundador da franquia de crepe francês ressalta que a rede conta com um time para auxiliar na implantação, contribuindo para que o franqueado encontre o melhor lugar para instalar sua unidade.

“Damos suporte em todas as etapas do processo, somos bem cautelosos com essa etapa. Sabemos que o principal ativo da franqueadora é o franqueado feliz e faturando bem. Dessa maneira, usamos tecnologia e um time de implantação, treinamento e suporte no dia a dia para garantir que tudo ocorra bem”, detalha André.

Ferramenta geográfica

Além de contar com o time de colaboradores para auxiliar a encontrar o melhor lugar para receber uma unidade, a Crepefy também oferece uma tecnologia geográfica, capaz de analisar todos os detalhes de uma determinada região, mostrando os pontos positivos e negativos.

“Utilizamos a ferramenta Geofusion, que possui uma expertise em análise de dados através de inteligência geográfica. Através dela conseguimos dados para ajudar nossos franqueados a entender as oportunidades e os riscos em cada cenário apresentado, fazendo com que a melhor decisão seja tomada e impulsione os resultados”, salienta Augusto.

Espaço reduzido

Outro fator determinante na escolha do local é o tamanho do espaço, pois cada franquia conta com uma metragem padronizada. A Crepefy oferece três modelos de negócio, sendo que todos possuem tamanhos reduzidos, facilitando na escolha e nos custos mensais da operação.

“Temos os modelos Quiosque e Container, que necessitam de um espaço a partir de 6m². Já a opção loja de rua necessita de uma medida a partir de 12m². Esses espaços são mais fáceis de encontrar, além de proporcionar ao franqueado um custo menor em aluguel”, conta o CEO.

O franqueado da Crepefy também pode optar por instalar sua unidade na rua ou em um shopping. “Damos auxílio para que ele analise as duas opções, encontre os prós e contras de uma operação em shopping ou na rua e, posteriormente, decida pelo lugar que mais agradou”, comenta André.

Lojas modernas

Uma loja da Crepefy pode ser instalada em cidades com mais de 30 mil habitantes e o tempo de implantação leva em média 30 dias, dependendo do modelo escolhido pelo franqueado e o local onde será implantado.

“Apesar de ser um curto período para a implantação, nossas lojas são modernas, funcionais e com o mais alto nível tecnológico. Isso facilita na operação diária do franqueado e também atrai mais clientes para as unidades, pelo fato de serem lojas bonitas e chamativas”, afirma Augusto.

Food Service em alta

De acordo com o último levantamento feito pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), todos os 11 segmentos de franquias cresceram acima de 9% em 2023 comparado ao ano anterior, porém o setor de Alimentação – Food Service foi o que obteve maior destaque.

A pesquisa aponta que o nicho registrou uma alta de 17,9%. Segundo a ABF, esse crescimento é por conta da forte retomada da vida social da população, especialmente em comparecimento aos pontos físicos, mas também destacando a continuidade da venda por delivery como faturamento incremental.