Normalmente, as franquias do setor de alimentação contam com lojas espaçosas e com grande destaque, sejam elas localizadas em shoppings ou nas ruas. Porém, essa característica está sendo deixada um pouco de lado e modelos mais enxutos estão ganhando mais destaque.
Isso acontece, pois quem está iniciando no mundo do empreendedorismo, na maioria das vezes, não conta com um grande capital para alugar ou comprar grandes pontos comerciais. Visualizando esse cenário, as franqueadoras estão optando por lançar modelos menores, ideal para quem deseja iniciar um negócio, mas que tenha um espaço pequeno.
Atualmente, os empreendedores optam por franquias que necessitam de um espaço de até 50m², fazendo com que tenha uma redução nos custos de manutenção da loja, aluguel e até em número de colaboradores. Geralmente, essas marcas necessitam de um investimento inicial de até R$ 135 mil, se encaixando na categoria de microfranquias, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Uma dessas marcas é a Crepefy – rede especializada no modelo europeu de crepe francês – que possui uma gestão simples e sem a necessidade de um grande espaço. “Contamos com as opções de loja de rua e quiosque, que não necessitam de grandes áreas e também podem trabalhar com delivery e em eventos, que é onde o franqueado leva uma miniloja com estrutura modular”, explica o fundador e diretor executivo da franquia, André Augusto.
Gestão simplificada
Ao investir em uma franquia com um espaço reduzido, é necessário que a gestão seja simplificada e que os processos sejam padronizados, para facilitar a condução do negócio.
Com isso, a Crepefy transformou seu modelo de negócio em uma franquia semiautomática que possui administração simples, onde o franqueado passa pela experiência em todas as etapas do negócio: gestão, atendimento e preparo.
“Todos os processos são automatizados e devido a massa já vir pronta, diretamente pela franqueadora, com os insumos sendo comprados na região do franqueado, o preparo dura em média de 2 a 3 minutos para ser finalizado”, detalha André.
Espaço necessário
Uma unidade da Crepefy pode ter a partir de 6 metros quadrados e são modelos que podem ser instalados em lojas de rua, shoppings, galerias, hipermercados, entre outros.
“O quiosque é um formato que necessita de uma área a partir de 6m². Nesse modelo é possível contar com dois a três colaboradores. O investimento inicial é entre R$ 80 mil a R$ 110 mil, já incluso a taxa de franquia mais o capital de giro e investimento com instalação e equipamentos”, conta Augusto.
O diretor executivo da marca afirma que o modelo store to go smart é uma pequena loja de rua, indicada para áreas a partir de 12m², onde é possível consumir no mesmo local. “O investimento inicial é entre R$ 80 mil a R$ 130 mil, incluso a taxa de franquia, capital de giro e investimento com instalação e equipamentos, sendo indicado a mesma quantidade de funcionários do modelo quiosque.”
Faturamento atrativo
Apesar de exigir um espaço menor e de contar com um investimento inicial dentro do valor de microfranquias, isso não impede que a Crepefy tenha um faturamento mensal atrativo para quem deseja empreender na marca.
“O faturamento bruto médio mensal de ambos os modelos é de R$ 35 mil, com lucro líquido entre 18% e 25% mensal. Já o retorno do investimento é previsto entre 9 e 18 meses”, finaliza André.