Na contramão de alguns segmentos, o agronegócio movimentou, e muito, a economia do país no último ano. Dados da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) apontaram que o PIB do agronegócio teve uma expansão de 24,31% em 2020, um recorde para o setor, que ampliou para 26,6% sua participação no PIB total do Brasil no ano passado, contra 20,5% em 2019.
É seguindo esse ritmo de crescimento no mercado, que a franquia Aggro Nutrição Inteligente no Campo foca expandir os negócios para região centro-oeste e sudeste do país, uma das metas a serem conquistadas este ano.
De acordo com o CEO da marca, Marcus Alonso, apesar do agronegócio ser um dos setores mais promissores, ainda existem poucas franquias nesse setor. “Trata-se de um segmento muito importante dentro da economia brasileira. Investir em uma franquia possibilita que o franqueado receba suporte adequado de uma equipe especializada, o que torna um investimento ainda mais seguro”, afirma o executivo que acrescenta: “A projeção da expansão é de 10 novas franquias por mês, crescimento de forma responsável, podendo atender toda a rede com máxima qualidade”, explica.
Em menos de um ano no mercado de franchising – rede entrou em agosto de 2020 – a Aggro já bateu a marca de 50 unidades vendidas até o momento. As operações estão distribuídas em diferentes regiões do país. Das 50 unidades, 3 estão localizadas no centro-oeste como Colinas do Tocantins/TO, Antonio João/MS e Anápolis/GO, e 8 no sudeste em Quintana/SP, Machado/MG, Laranjal Paulista/SP, Sorocaba/SP, Uberaba/MG, Passos/MG e Uberlândia/MG. Agora a Aggro busca novas oportunidades de negócios para continuar crescendo nessas regiões.
Centro-Oeste
Cidades como Goiânia/GO, Palmas/TO, Campo Grande/MS, Rio Verde/GO, Jatai/GO, Lucas do Rio Verde/GO estão no projeto de expansão da marca. Essas localidades apresentam boas oportunidades para abertura de novas franquias devido ao poder econômico local. Além disso, a região tem se consagrado como líder em agronegócio no país.
Os últimos dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising) divulgados por região são referentes ao segundo trimestre de 2020 e mostram que, o centro-oeste faturou durante esse período R$2,387 bilhões. Ainda segundo a pesquisa, a região concentrava 830 redes de franquias, enquanto que no mesmo período de 2019 o número de marcas presentes no centro-oeste do país era de 799, uma variação de crescimento de 4%.
As unidades franqueadas também cresceram de um ano para o outro. Em 2020 a região concentrou 9.481 operações, enquanto que no ano anterior era de 8.771, ou seja, um aumento de 8% na variação.
Entre os maiores segmentos em participação por unidades no segundo trimestre do ano passado, destaca-se o setor de alimentação, que representa 27,3% das unidades ativas, seguido por saúde, beleza e bem estar (18,4%); moda (12,9%), e serviços e outros negócios (12,1%).
Sudeste
Outra região que não poderia ficar de fora do plano de expansão da franquia é o sudeste. Celeiro de oportunidades, apesar de contar com o peso das indústrias, a região contribui para o agronegócio brasileiro, principalmente as cidades do interior.
Ainda segundo os dados da ABF, o sudeste concentrou no segundo trimestre do ano passado, 1.416 redes de franquias, frente a 1.387 em 2019. Já o número de unidades foi ainda maior, passando de 57.437 em 2019 para 61.387 no último ano, um aumento de 7% e faturamento de R$14,541 bilhões para o período.
O segmento de alimentação desponta como tendo a maior participação dessas unidades, com 29,7%. Em seguida está o de saúde, beleza e bem-estar (17,4%); serviços educacionais (11,4%), Moda (10,8%), e serviços e outros negócios (9,9%).
Alonso destaca que para essa região busca captar novos investidores principalmente nos municípios de Pouso Alegre/MG, Montes Claros/MG, Ipatinga/MG, Patos de Minas/MG, Itabira/MG, Betim/MG, Ubá/MG, Divinópolis/MG, Bragança Paulista/SP, Birigui/SP, Salto/SP, Itapetininga/SP, Jacareí/SP, Leme/SP, Catanduva/SP, Piracicaba/SP, por estarem mais aptas a receberem o modelo de negócio proposto pela franquia.
Perfil do franqueado
Para investir nesse segmento, Alonso enfatiza que é necessário que o franqueado tenha perfil de investidor e empresário, que é aqueles que desejam buscar um novo segmento para investir como renda extra; além de estudantes recém-formados, que tenham interesse em entrar nesse mercado com profissionais com experiência e ótima atuação.
Franquia barata
A microfranquia Aggro solicita investimento inicial a partir de R$25 mil, incluindo taxa franquia, estoque inicial, capital de giro e instalação, com prazo de retorno estimado a partir de 6 meses.
A franquia atua na modalidade Flex, onde o franqueado pode atuar em três frentes: Home (trabalha de sua própria casa) e é o modelo mais comercializado pela rede; Sala Comercial (para quem irá montar uma equipe de vendas (televenda); ou Ponto Comercial (para receber o cliente em sua loja). Na modalidade flex o franqueado pode fazer upgrade no modelo de atuação de acordo com a evolução do seu negócio sem qualquer custo adicional.
O franqueado poderá atuar em todo território nacional, visitando o produtor rural no campo, atuando com vendas por telefone, em parceria com lojas agropecuárias e e-commerce.
“Para o franqueado atingir a excelência nos resultados, a Aggro conta com uma equipe com experiência em franchising e no segmento do agronegócio, além de investimentos em tecnologia que facilita o trabalho técnico e comercial do empreendedor, e também melhorar a comunicação entre as partes”, diz o CEO da marca.
A Aggro oferece treinamento e suporte completo, mesmo a matriz estando localizada em São José do Rio Preto (SP), um pouco distante desse público, o franqueado receberá todo treinamento 100% on-line.
A rede tem como proposta de oferecer ao mercado um mix completo de soluções para a pecuária: nutrição animal (engloba bovinos, suínos, equinos, ovinos, caprinos, aves e cachorros); nutrição foliar (ácido húmico pode ser utilizado em todas as culturas, isoladamente ou em conjunto com outros fertilizantes com 100% em solubilidade), e projetos agropecuários (desenvolvidos por uma equipe composta por zootecnistas e engenheiros agrônomos e tem como principal objetivo levar tecnologia de grandes propriedades ao médio e pequeno produtor).
A marca está presente em 18 estados brasileiros, além de seis unidades em implantação nas cidades de Anápolis (GO); Maceió (AL); Quintana (SP); Rio Pardo (RS); Várzea Grande (MT); e Macapá (AP). A expectativa é encerrar este ano com faturamento estimado em R$4 milhões.