Franquia Acesso Saúde pretende faturar R$ 90 milhões com 50 unidades até o final do ano

Rede aposta em novos formatos de franquia e acelera expansão para região Nordeste do país

Um dos segmentos que teve maior crescimento no segundo trimestre de 2022, foi o de Saúde e Bem-Estar, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Uma franquia que vem se destacando neste mercado é a rede Acesso Saúde e alguns números evidenciam este crescimento. A expectativa neste ano é realizar 289 mil consultas, 900 mil exames, cerca de 9 mil tratamentos e mais de 24 mil procedimentos odontológicos. Presente em 12 estados brasileiros, a empresa opera com 44 unidades e já soma mais de 1.736.000 clientes ativos. A expectativa de faturamento para este ano é de R$ 90 milhões.

De acordo com Antonio Carlos Brasil, fundador da rede, o plano de expansão para o segundo semestre está concentrado no Nordeste do País. Mesmo sendo a região que representa um crescimento econômico acima das outras regiões brasileiras, como aponta os dados do Banco Central divulgados no início deste ano, o Nordeste tem a pior avaliação em saúde, 48% dos nordestinos classificam a assistência médica como ruim ou péssima, segundo pesquisa O que pensam os brasileiros sobre a saúde no Brasil?, realizada pela empresa PoderData. “Queremos levar saúde de qualidade principalmente para a população mais carente e que não possuem plano de saúde”, declara o franqueador.

A estratégia é levar os modelos de franquias, lançados recentemente, para essa região. São eles: o Care, desenvolvido especialmente para investidores iniciantes que desejam empreender em seu próprio negócio; Compact, que foi pensado para atender a demanda de cidades pequenas; e Express, que além das especialidades médicas, também comporta serviços de odontologia e oftalmologia, pois possui uma estrutura maior e sem limitações para qualquer tipo de cidade. “Atualmente temos duas clínicas no Maranhão e uma no Ceará. Queremos aumentar este número e chegar a dez unidades no Nordeste”, diz Antonio Carlos Brasil.

A rede oferece outros atrativos para potenciais franqueados, a exemplo do programa de apoio financeiro durante o primeiro ano de abertura da clínica e um estudo mercadológico regional, para auxiliar na escolha do ponto ideal. Além disso, a franqueadora disponibiliza um time qualificado de consultores com todo know-how Acesso Saúde para atuar e se tornar um empresário de sucesso. São fornecidas 120 horas de treinamento para capacitação do profissional no segmento da saúde.

Além do empreendedorismo

Para além do lucro, o objetivo, desde a fundação da rede Acesso Saúde, era dar sentido a um propósito maior: o de ajudar pessoas. A franquia atua como uma empresa socialmente responsável. Patrocina o Projeto Valentes do Futuro, que tem como objetivo disseminar o esporte na modalidade Jiu-Jitsu para crianças, adolescentes e jovens que vivem em áreas com risco de vulnerabilidade social. Apoia o Pequeno Príncipe, maior Hospital Pediátrico do Brasil, com parte do lucro das vendas da linha de produtos naturais e funcionais.

A empresa também oferece os seguintes programas: Mulher Poderosa, voltado à prevenção de fatores de risco que podem contribuir para o surgimento de doenças; Homem de Ferro, que busca prevenir a partir de exames de rotina fatores de risco que podem contribuir para o surgimento de doenças nos homens; Amigo do peito promove ações de prevenção de doenças e promoção da saúde, visando ao bem-estar e à melhoria da qualidade de vida e mantendo um coração sempre saudável. Além destes, existem ainda outros dois, que são focados em problemas recorrentes que podem ser tratados de forma precoce, como o Programa Saúde Ocular, criado para chamar a atenção sobre a importância dos cuidados com os olhos e o Saúde Sem Alergia, que surge com o propósito de combater e controlar todas questões alérgicas e aumentar a imunidade.