No franchising, apesar de o modelo de negócio ser padrão dentro de uma rede, há franqueados que conseguem um desempenho melhor do que a média. Qual o segredo desses investidores?
Essa foi a pergunta que intrigou o Mercadão dos Óculos, uma das 50 maiores franquias do Brasil. “Fizemos uma lista de quem eram esses franqueados e decidimos criar um projeto em que eles atuariam como ‘conselheiros’ de outros franqueados”, comenta Fábio Nadruz, diretor de operações da marca.
Assim surgiu o Programa Mentores Mercadão dos Óculos, em 2019. “Quando um franqueado de sucesso transfere seu conhecimento sobre o próprio negócio, ele ajuda outros franqueados a melhorarem o desempenho da loja e, consequentemente, da rede”, destaca.
Na prática, o Programa Mentores Mercadão dos Óculos tem duração de quatro dias. Nele, os franqueados de sucesso compartilham experiências, boas práticas e dicas e táticas que utilizam no dia a dia, tanto na gestão do negócio, como nas vendas.
Até o momento, segundo Nadruz, sete edições já foram realizadas e mais de 140 lojas participaram do Programa Mentores Mercadão dos Óculos. “Em todas essas franquias, o ticket médio cresceu em torno de 30%”, detalha.
E não é só. De acordo com Gustavo Freitas, CEO do Mercadão dos Óculos, o Programa Mentores Mercadão dos Óculos trouxe novas franquias para a rede. Desde 2019, os participantes adquiram 52 unidades no total. “Com o aumento no faturamento, o franqueado decide investir em outra loja. Não à toa, mais de 50% de todas as franquias pertencem a multifranqueados”, comenta. Atualmente, são mais de 550 lojas.
Para adquirir uma franquia do Mercadão dos Óculos, o investimento é a partir de R$ 170 mil. O prazo de retorno estipulado é de 18 a 24 meses.