Uma pesquisa divulgada em 2019 pela Associação Brasileira de Franchising, mostra que cerca de 84% das redes de franquias afirmam ter entre seus parceiros de negócios, Franqueados Multiunidades – donos de mais de uma franquia da mesma marca. Geralmente, esses investidores que buscam ter mais de uma unidade, acreditam que essa é a fórmula para que ele possa crescer empresarialmente, pois esse franqueado aumenta as possibilidades de receita em diversos pontos e a ainda pode ter a diluição de custos de despesas fixas.
Em 2020, Rafael Gomes Zappani, adquiriu sua primeira unidade da La Brasa Burger e apenas um ano e meio depois ele já conta com outras duas unidades da marca. “Conheci a marca pela internet, já trabalhava no ramo de restaurantes e tinha um sonho de inaugurar uma hamburgueria, como não tinha muito conhecimento na área, decidimos ingressar no franchising e a La Brasa Burger foi a que mais encantou desde o cardápio até o sabor do produto”, comenta.
A primeira unidade de Zappani fica na Vila Maria, na Zona Norte de São Paulo, já a segunda loja fica na Vila Mariana na Zona Sul e a terceira na Mooca na Zona Leste. “Tivemos ótimas oportunidades na escolha de nossos pontos. Nossas unidades estão estrategicamente em locais que considero bons para trabalhar”, pontua.
O empresário comenta que a maior vantagem de ser um franqueado multiunidades é saber lidar melhor com os produtos e poder abranger ainda mais o conhecimento e o capital. “Eu acredito que um franqueado com mais de uma unidade mostra o amadurecimento da marca e a confiabilidade no negócio, pois, ninguém compra mais de um ‘produto’ se o primeiro não for vantajoso”, ressalta.
Somando as três unidades de Zappani, hoje ele fatura em média meio milhão de reais ao mês, comercializando quase 10 mil hambúrgueres nesse mesmo período. “Procuramos sempre manter a qualidade e o tratamento ao cliente da melhor forma possível para que ao voltar em nossa unidade possam sentir como se fosse a primeira vez”, comenta.
A La Brasa Burger pertence ao Grupo LFB Franchising, que também detém as marcas La Fruta Açaí, La Fruta Fit e F de Frango. Luis Demite, diretor geral do grupo conta que, hoje, cerca de 15% do grupo é composto por franqueados multiunidades. Para ele, esse franqueado consegue gerir de maneira mais fácil as unidades. “Esse empreendedor se sente mais confortável desde sua primeira implantação com o time de suporte da franqueadora, fora que ele perceber que o primeiro negócio entrega o que foi prometido em faturamento, lucratividade e tem interesse em multiplicar isso”.
Demite também reforça a importância desse perfil de fraqueado para o crescimento saudável da marca no franchising. “Esse franqueado auxilia em diversos fatores, mas principalmente na confiança que possui na marca e no suporte da franqueadora”.
O Grupo LFB Franchising teve um crescimento exponencial mesmo diante a crise causada pela pandemia, para Demite isso se deu devido as ações internas da franqueadora e da proximidade dos franqueados. “Não paramos em nenhum momento durante a pandemia, na verdade trabalhamos ainda mais com novos produtos, campanhas, treinamentos para que as lojas em operação pudessem continuar vendendo. Acredito que esse empenho da franqueadora e a proximidade com os franqueados que estavam focados no trabalho na ponta, fazem do grupo um investimento seguro e com isso, uma expansão saudável e com cada vez mais multifranqueados”, finaliza.
Para quem deseja empreender, Zappani, indica que é importante conhecer o mercado e botar a mão na massa. “Temos uma ótima relação com a franqueadora, eu brinco que a La Brasa dá: a farinha, os ovos, o fermento e ainda ensina fazer o pão, mas se não tivermos vontade de aprender a fazer o pão não cresce. Por isso, é importante conhecer o negócio e entender que o nosso crescimento depende no nosso esforço”.