Uma pesquisa divulgada em outubro do ano passado, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que mesmo antes da pandemia, quase 80% das empresas brasileiras não sobreviviam até completar uma década de atividades. Isso acontece por diversos fatores, sobretudo, a demora em ter o retorno financeiro esperado.
Por isso, a busca por investimentos mais seguros vem crescendo constantemente. O setor de franchising, por exemplo, mostra sua força e poder de recuperação, mesmo diante da crise, com um modelo de negócio que já foi testado pelo menos uma vez e teve resultados satisfatórios ao ponto de abrir outras unidades da mesma marca.
Criado em 2018, o Grupo LFB Franchising, detentor das marcas La Fruta Açaí, La Fit Açaí, La Brasa Burger, F de Frango, comprova a consolidação de suas marcas através do franchising. Desde que ingressaram no mercado de franquias, o Grupo fez um estudo completo sobre cada modelo de negócio que seria comercializado, a estrutura necessária, o público alvo e os locais que atendem as expectativas de crescimento e faturamento.
Luis Demite, diretor geral do Grupo LFB Franchising, conta que há necessidade de muita cautela ao se fazer um plano de negócio, pois é preciso que o franqueado entenda que os valores de faturamento são resultados de diversos fatores e podem variar para atender as diferentes regiões do país.
“Mesmo com os pés no chão, nós conseguimos perceber o crescimento de nossas marcas de maneira exponencial, uma vez que mais de 30% dos nossos franqueados ultrapassa o que se era esperado inicialmente”, comenta.
Esse é o caso da unidade da La Brasa Burger de Taquaritinga, interior de São Paulo. Inaugurada em 13 de agosto de 2021, a loja de Jean Moretto atingiu, em 20 dias, o faturamento de R$ 148 mil. “Esses números são surpreendentes, pois, no plano de negócios da La Brasa, é esperado que uma unidade alcance esse valor de faturamento mensal a partir do 10º mês”, comenta Luis Demite.
Em seis meses, o franqueado atingiu o primeiro milhão com a unidade e, hoje, com o negócio estável, conta com o lucro líquido de 20%. Outro case do Grupo que se destacou foi o da empresária Micheli Araujo Martha, que possui uma La Brasa Burger em Fazenda Rio Grande, no Paraná.
Ela e seu marido começaram as negociações em fevereiro de 2021 e inauguraram a unidade em março deste ano, com filas na porta. A empresária conta que o sucesso foi tanto que já nos primeiros 17 dias de funcionamento, o faturamento atingiu a casa de R$ 100 mil.
Hoje, com quatro meses no mercado e já consolidada na região, a La Brasa Burger Fazenda Rio Grande, possui um faturamento médio mensal de R$ 175 mil. Micheli conta que o apoio e o suporte da franqueadora foram essenciais para a consolidação do negócio. “Temos uma relação amigável e transparente, a franqueadora nos auxilia muito com um ótimo suporte nas áreas de marketing, operações e compras”, ressalta.
Outro dado importante sobre o crescimento do Grupo LFB é o crescimento dos franqueados multiunidades, que hoje representam 15%. Para Demite, esse franqueado consegue gerir de maneira mais fácil as lojas. “O empreendedor se sente mais confortável desde sua primeira implantação com o time de suporte da franqueadora, fora que ele percebe que o negócio entrega o que foi prometido em faturamento, lucratividade e tem interesse em multiplicar isso”.
Rafael Gomes Zappani, adquiriu em 2020 sua primeira unidade da La Brasa Burger e apenas um ano e meio depois ele já conta com outras duas da marca. Os empreendimentos ficam na Vila Maria, na Zona Norte, Vila Mariana na Zona Sul e na Mooca na Zona Leste, todos na capital de São Paulo. Somando as três unidades de Zappani, hoje ele fatura em média meio milhão de reais ao mês, comercializando quase 10 mil hambúrgueres nesse mesmo período.
Demite também reforça a importância do perfil de fraqueado para o crescimento saudável da marca no franchising. “Essa pessoa auxilia em diversos fatores, principalmente na confiança que possui na marca e no suporte da franqueadora”.
Mesmo diante à recente crise sanitária, o Grupo LFB Franchising manteve um crescimento consolidado, para Demite isso se deu devido as ações internas da franqueadora e da proximidade dos franqueados. “Não paramos em nenhum momento durante a pandemia, na verdade trabalhamos ainda mais com novos produtos, campanhas, treinamentos para que as lojas em operação pudessem continuar vendendo. Acredito que esse empenho da franqueadora e a proximidade com os franqueados que estavam focados no trabalho na ponta, fazem do grupo um investimento seguro e com isso, uma expansão saudável e com cada vez mais multifranqueados”, finaliza.