“Nos três primeiros dias de inauguração, faturamos R$ 17,5 mil e, em uma semana, batemos a meta do mês”. O comentário é de Cleiton da Rosa, franqueado do Mercadão dos Óculos da cidade de Capão da Canoa (RS). O investidor abriu a unidade em agosto e, no mesmo mês, adquiriu uma nova.
“Ficamos entusiasmados com o retorno inicial, com a aceitação e a procura do público, então decidimos investir em outra unidade”, explica Ana Caroline Fischer, sócia da franquia. A nova loja será inaugurada em agosto de 2021 na cidade de Tramandaí (RS).
Os sócios conheceram o Mercadão dos Óculos em Lajeado (RS), cidade onde moravam – um amigo em comum já possuía uma franquia da rede. “Ele contou sobre o crescimento e a rentabilidade para retorno do investimento”, comenta da Rosa.
O modelo de negócio despertou o interesse dos futuros franqueados, e logo entenderam a razão do sucesso. “Estamos felizes com o apoio recebido nos treinamentos, para a montagem e manutenção da loja, assim como nas negociações e procura por inovações por parte da franqueadora”, avalia Ana Caroline.
Quem também inaugurou uma unidade em agosto foi a franqueada Fabiana Colombo, na cidade de Braço do Norte (SC). Ela conheceu o Mercadão dos Óculos por meio de uma amiga e, segundo a investidora, adquiriu o negócio por ser uma rede bem-conceituada. “A franquia oferece produtos de qualidade a preços acessíveis, além de apoio no comando do negócio e treinamentos para a equipe”, ressalta.
Expansão pelo Brasil
Em agosto, o Mercadão dos Óculos inaugurou 12 unidades em seis estados e no Distrito Federal: Braço do Norte (SC), Capão da Canoa (RS), Catanduva (SP), Colíder (MT), Irmãos (RS), Macapá (AP), Parauapebas (PA), São Bernardo do Campo (SP), São José do Rio Preto (SP), São Paulo (SP), Sobradinho (RS) e Taguatinga Norte (DF).
Na contramão da crise, a rede apresentou uma retomada em V e, no mês passado, faturou mais de R$ 16,5 milhões. “O Mercadão dos Óculos agiu rápido, favoreceu uma maratona de treinamentos para gerentes e vendedores, o que evidenciou nosso crescimento mesmo na crise”, comenta Gustavo Freitas, diretor-executivo.
De acordo com Fábio Nadruz, diretor de operações do Mercadão dos Óculos, outra explicação para a retomada em V da franquia foi o investimento em uma nova tecnologia de vendas, o VisioLens, e em lentes de marca própria, a Eurolux e a Euromix.
“Com o VisioLens, o atendente realiza uma venda mais didática. O cliente se sente mais confortável para investir em lentes de melhor qualidade. Além disso, o fato de elas serem de marca própria permitem maior margem de lucro ao franqueado. Tudo isso contribui para a rentabilidade da unidade”, diz Nadruz.
Para adquirir uma franquia do Mercadão dos Óculos, o investimento é a partir de R$ 100 mil. O prazo de retorno estipulado é de 15 a 20 meses.