As franquias do segmento de alimentação são as mais promissoras no país. Segundo a pesquisa da Associação Brasileira de Franchising, esse setor cresceu 9,1% entre o 1º trimestre de 2021 e o mesmo período de 2022. E são números como esses que incentivam empreendedoras como a Caroline Cadete a abrir uma segunda unidade da mesma franquia. A empresária faz parte da rede Sal e Brasa Grill desde 2020, quando abriu sua primeira loja no Shopping Vale Sul, na cidade de São José dos Campos (SP). Agora, ela parte para uma nova empreitada e inaugura sua segunda unidade na cidade de Campinas (SP), na praça de alimentação do Shopping Parque Dom Pedro, onde circulam mais de 1,5 milhão de consumidores/ mês.
“Quando me perguntam porque abri uma segunda unidade, sempre digo que é a paixão. Paixão por empreender e pela rede Sal e Brasa. A empresa me dá todo o suporte e segurança necessários para fazer um novo investimento, sem medo”, explica Caroline.
Foram investidos R$ 550 mil no empreendimento e a meta da franqueada é tornar a loja de Campinas a maior do estado de São Paulo, em faturamento. “Sei que temos capacidade para esse feito. O fluxo do shopping somado à qualidade dos nossos produtos me dão essa certeza”, completa Caroline. A loja emprega 16 pessoas.
A rede oferece um mix de produtos com ampla variedade de grelhados (carnes selecionadas, aves e peixes), além de massas, saladas, petiscos e um menu kids.
Sobre a Franquia
A Sal e Brasa Grill Express é uma rede de franquias especializada em grelhados com foco no fast food, que faturou mais de R$84 milhões em 2021 e teve um crescimento de quase 55% em relação ao ano de 2020.
Hoje a rede conta com mais de 51 unidades, a maioria na região Nordeste, onde reúne com 43 restaurantes. Mas a região Sudeste é seu grande foco no momento. O estado de São Paulo conta com 6 unidades e, segundo a diretoria, a meta é fechar o ano com 10.
O CEO da rede, Fernando Ribeiro, reforça que os planos de expansão para São Paulo são ambiciosos, e destaca que o potencial da rede é animador. “Nossa estratégia de crescimento em São Paulo prevê a abertura de 40 lojas em quatro anos. Já estamos nos Shoppings Bonsucesso e Internacional, ambos na região de Guarulhos, no Shopping Vale Sul, em São José dos Campos, no Hipermercado Extra da Via Anchieta, Shopping Metrópole, em São Bernardo do Campo. A longo prazo, a meta é que tenhamos mais de 100 unidades no estado”, destaca Fernando.
“Podemos dizer que iniciamos no mercado de franquias fazendo o caminho inverso do tradicional. Geralmente, as marcas começam pelo Sudeste e depois expandem para outras regiões. Enxergamos um mercado muito promissor no Nordeste e iniciamos por lá, o que de fato se mostrou uma estratégia de sucesso”, completa.
A rede de franquias Sal e Brasa Grill Express tem 7 anos e faz parte do Grupo Sal e Brasa que tem 29 anos no ramo de churrascarias e grelhados. A empresa está presente em todas as capitais do Nordeste e também conta com restaurantes no Distrito Federal, Curitiba, Pará e São Paulo. O Grupo possui com 63 unidades de negócios considerando todas as marcas: Sal e Brasa Churrascaria (9); Sal e Brasa Grill Express (51), Rancho do Cupim (3).