O contínuo crescimento do delivery no Brasil permitiu às marcas de alimentação fora do lar a criação de modelos de negócios para atender à esta crescente demanda dos consumidores. Foi a partir desta premissa que o Divino Fogão, rede com 38 anos de atuação em praças de alimentação de shopping centers, lançou um projeto de cozinha invisível destinada ao atendimento via plataformas de entregas. Chamada de dark kitchen, o formato proporciona acesso aos pratos mais tradicionais da marca, inspirados na culinária da fazenda, em cidades onde não atua, ampliando seu alcance de entregas e capilaridade. Dessa forma, a rede leva para regiões que não contam com shopping centers ou com menos de 200 mil habitantes, mais uma opção de consumo. Neste mês, Franca, no interior de São Paulo, recebe a primeira operação de delivery da franquia.
Sob o comando de Danilo Ferreira, de 43 anos, a dark kitchen será implantada na tradicional Cervejaria Egípcia, que também é administrada pelo empresário. O negócio que já está no mercado há mais de sete anos foi fundado em Patrocínio Paulista, também no interior paulista, e recentemente teve sua sede transferida para a região francana. “Estou há 12 anos no empreendedorismo. Comecei com uma empresa de produtos químicos, mas ao passar dos anos me identifiquei com o segmento de Food Service. Tudo se deu por meio do meu hobby que era produzir cervejas artesanais. O que era só lazer se tornou segunda renda e, em 2019, optei por seguir neste caminho. Após dois anos, investi na cervejaria que também oferece refeições para o almoço e jantar, mas quis dar um passo além. Foi assim que conheci o projeto de delivery do Divino Fogão e enxerguei uma oportunidade de crescer ainda mais meu negócio”, conta.
Com a implantação da dark kitchen, Danilo espera um crescimento no faturamento de 30%. De acordo com o empresário, isso se deve ao reconhecimento de marca e tradicionalidade do Divino Fogão no setor de alimentação, além da localização estratégica do negócio, que tem proximidade com universidades e condomínios residenciais.
Em formato de licenciamento de marca, a cozinha invisível da rede de franquias foi desenvolvida em parceria com a Guersola Consultoria. Com investimento inicial de R$ 17,5 mil – destinado à compra de insumos para produção, uso de marca, embalagem, marketing e treinamento -, é possível se tornar um licenciado da rede e atuar por meio da dark kitchen. Entre as vantagens estão o aproveitamento do tempo ocioso de cozinhas em restaurantes, lanchonetes, pizzarias, padarias e bares, além de toda a capacitação e treinamento oferecidos pelo Divino Fogão.
“A unidade do Divino Fogão mais próxima de Franca fica há mais de 87km, por isso tenho certeza de que a operação destinada ao delivery será um sucesso na cidade. As pessoas buscam consumir produtos de marcas que são conceituadas no mercado que atuam e o Divino Fogão se destaca sempre que pensamos em praça de alimentação de shopping centers. Além de levar aos moradores da cidade mais uma opção de gastronomia saborosa e de qualidade, conseguirei aumentar o faturamento e ampliar a divulgação da cervejaria na região”, finaliza o licenciado.