Com a retomada da atividade econômica brasileira, mesmo que em ritmo ainda lento, são esperados novos investimentos nos mais variados setores do país. Analistas do mercado avaliam que o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) para este ano será de 2,53% – o número, apesar de tímido, apresenta um cenário positivo tendo em vista a crise que atingiu o Brasil nos últimos anos.
Henrique Mol, diretor executivo da rede mineira Fórmula Pizzaria, espera um cenário positivo para o mercado de franquias, garantindo estabilidade para as empresas que atuam no setor: “Se a economia vai pra frente o consumidor passa a ter mais dinheiro no bolso e, consequentemente, consome mais. Isso influencia na geração de renda de empresas que já atuam no mercado, mantendo um padrão de crescimento cada vez mais sólido”.
Visando aumentar o campo de atuação da rede e o reconhecimento da marca no mercado, a Fórmula deu início ao seu plano de expansão no Nordeste inaugurando a primeira unidade em São Luís, no Maranhão. “Nossa intenção era fazer com que a marca fosse primeiro reconhecida em Minas, onde foi fundada, para depois expandirmos para outras regiões. Agora podemos direcionar nossa atenção para novos mercados”, diz o diretor.
Região promissora
Composto por nove estados (Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Maranhão e Piauí), o Nordeste possui a segunda maior população do Brasil e o terceiro território mais extenso do país. Além disso, é a terceira maior economia brasileira.
Por não ser uma região de grande expressão no mercado de franquias, o Nordeste apresenta diversas lacunas que podem, facilmente, ser preenchidas pelo franchising. “Estamos de olho em mercados em crescimento, disponíveis para investimentos, e o nordeste apresenta essas características: tem espaço para crescer e consumidores querendo investir”, afirma Mol.
Ocupando a quarta posição entre os PIBs do nordeste, o Maranhão é um estado com diversas oportunidades para quem quer investir no setor de serviços (destaque da economia maranhense), como fez a Fórmula Pizzaria. A capital, São Luís, é a cidade com maior peso na economia estadual, sendo também a quarta maior economia da região (atrás apenas de Fortaleza (CE), Salvador (BA) e Recife (PE)).
Com mais de um milhão de habitantes, São Luís é o centro financeiro do Maranhão e está entre as 50 melhores cidades brasileiras para se fazer negócios, segundo relatório da Urban Systems (no quesito capital humano). Além disso, a cidade oferece oportunidades de crescimento do negócio em períodos sazonais como o carnaval, por exemplo. “O carnaval impulsiona a economia e gera trabalho para muita gente e isso reflete diretamente no desempenho das empresas. No caso da unidade da Fórmula em São Luís, é a chance de pessoas de diversos locais do Brasil estarem em contato com a marca. Isso pode atrair novos investidores e reverter em novos negócios”, afirma Mol.
A Fórmula
Mais de 40 opções de pizzas (incluindo sabores doces) e mais de dez opções de calzones compõem o cardápio da rede reconhecida e aprovada pelo mercado mineiro que acaba de chegar na capital maranhense. “Essa unidade é muito importante para nós, é o pontapé para marcarmos presença em outras cidades da região. São Luís será um termômetro para medir nossas futuras atividades no Nordeste, estamos esperançosos e acreditamos que será uma unidade de sucesso como todas as outras”, comenta o diretor.
Com três modelos de negócio (delivery, delivery + mesas e express), a partir de R$145 mil é possível se tornar um franqueado e ter à disposição um suporte completo da franqueadora que possui a única Central de Atendimento do país: localizada em Belo Horizonte (MG), a central atende igualmente todas as unidades da rede. Todos os atendimentos via telefone, aplicativo, site ou app da Fórmula caem direto na central. Idealizada a partir do mesmo modelo, a rede desenvolveu a Cozinha Central por onde são distribuídos todos os insumos necessários para abastecer as unidades, não havendo necessidade de preparar molhos, massas ou fatiar insumos, já que alguns produtos já chegam às unidades processados e outros já porcionados (a frequência dos abastecimentos varia conforme a distância da unidade, mas todas são abastecidas igualmente).
Com o intuito de dobrar o faturamento e atingir a casa dos R$12 milhões, a Fórmula pretende atingir um total de 50 unidades franqueadas até o final do ano, sendo que 18 estão previstas para o Nordeste.