A Fórmula Animal ― rede de franquias de farmácia de manipulação veterinária, que produz medicamentos voltados à saúde animal de forma personalizada ― acaba de abrir uma unidade focada exclusivamente em tratamentos homeopáticos, no bairro de Moema, em São Paulo (SP). Com modelo pioneiro no Brasil e investimento de R$ 350 mil, a companhia tem a expectativa de aumento de 10% em sua receita.
A decisão de criar uma unidade exclusiva para homeopatia veio da necessidade em ter um time especializado e dedicado à área, já que o processo difere muito da alopatia. A empresa trouxe profissionais de ponta com o know-how necessário para atuar no novo laboratório, com a matéria-prima necessária à disposição.
“A homeopatia vem crescendo muito no Brasil, e isso é notável até pela oferta de novos cursos dedicados ao assunto na área de medicina veterinária. Assim, decidimos ampliar a atuação da Fórmula Animal e ingressar nesse nicho, que é algo que me encanta desde a graduação e que foi a temática do meu primeiro estágio, onde aprendi a acreditar e amar a homeopatia”, explica Renata Faria, farmacêutica e CEO da Fórmula Animal.
Homeopatia e estilo de vida
A homeopatia é um método de tratamento conhecido por ser bastante seguro. Consiste na administração de doses mínimas do medicamento, evitando, dessa forma a intoxicação do animal e estimulando a reação orgânica do próprio organismo contra a doença. Os medicamentos homeopáticos são feitos com substâncias que derivam de origem vegetal, animal e mineral, e sua obtenção e manipulação são regulamentadas pela Anvisa.
“Muitas pessoas aderem à homeopatia como estilo de vida, pois buscam uma rotina mais natural e equilibrada. E, como os pets fazem parte da família, é bastante comum que os tutores que fazem uso da homeopatia também queiram usar os mesmos métodos em seus bichinhos”, comenta Renata
Aumento da qualidade de vida e do bem-estar dos animais são dois dos principais focos da homeopatia veterinária, que pode ser utilizada como terapia complementar ou como terapia principal (em casos menos graves). Como terapia principal, é muito eficiente em quadros de alergia, dores de ouvido e coceiras. Já em casos de doenças crônicas, é eficaz na diminuição das crises, garantindo melhor qualidade de vida ao pet.