Fórmula Animal chega ao Paraguai

Foram necessários 2 anos para o negócio estar adaptado ao país vizinho

O setor de franchising brasileiro é um dos mais estáveis e cresce a cada ano. Mas, e como se comportam os países vizinhos? O Paraguai, por exemplo, está apostando bastante em incentivos para atrair marcas de outras nacionalidades, visando um dinamismo maior na economia.

De olhos atentos a essa abertura e política de boa vizinhança, a Fórmula Animal, farmácia de manipulação veterinária, viu um bom momento para investir em uma expansão no Paraguai, começando pela capital Assunção.

“Tínhamos essa ideia já há algum tempo, e começamos a colocar em prática 3 anos atrás, logo após encontrarmos os franqueados mais adequados com nosso perfil, tento em vista, que eles seriam os responsáveis por levar nosso nome no exterior. Dentro desse período, foram 2 anos só de ajustes para termos licença de operar”, comentou Marcelo Piazera, sócio-fundador da Fórmula Animal.

O empresário ainda compartilha alguns dos motivos para esse tempo. “O Paraguai não tinha legislação de farmácia de manipulação veterinária e, por isso, usaram a legislação brasileira como exemplo. Fizeram adaptações para a realidade paraguaia que, então, possibilitou a nossa autorização”, reforça Piazera.

Atrativos no Paraguai

Aluguéis mais baratos de pontos comerciais e sistema tributário menos complexo são alguns dos atrativos que colaboram com a entrada de redes brasileiras no país vizinho. Aliado a isso, o Paraguai ocupa o

terceiro lugar no ranking de presença de franquias brasileiras, de acordo com o balanço 2020 da ABF – Associação Brasileira de Franchising.

“A nossa ideia era ter lançado a primeira loja da Fórmula Animal ainda em 2020, mas a pandemia atrasou a nossa abertura. A nossa marca foi finalmente ser apresentada agora em maio e, mesmo com o atraso, estamos chamando a atenção do mercado local”, diz Piazera. Que complementa: “Estamos todas essas semanas de abertura com um resultado acima do esperado. A movimentação de veterinários para conhecer a Fórmula Animal tem sido animador”.

A internacionalização de marcas e franquias é, inclusive, uma tendêndia que vem ganhando fôlego com o passar dos últimos anos. O Brasil exporta hoje 163 marcas em 107 países, segundo a ABF.

Entre os países que os brasileiros tem destaque, temos pela ordem:

· Estados Unidos: com 61 marcas
· Portugal: com 41 marcas
· Paraguai: 36 marcas

Mais uma vez, o Paraguai se mostra como uma ótima opção de mercado, com amplas oportunidades.

O que vem por aí

O casal de empresários Rubén Guerreño e Liza Salinas são os responsáveis pela primeira unidade do exterior da Fórmula Animal na capital do Paraguai, Assunção, com foco em se tornar modelo para uma expansão a partir de 2022, na América Latina e México.