O ano de 2022 tem sido marcado pela retomada do Mercado de Turismo, que foi fortemente impactado pela pandemia nos últimos dois anos. Viajantes ávidos por voltar a viajar tem aumentado expressivamente o movimento nas agências de viagens, aeroportos, hotéis e destinos, não só no Brasil, mas também no mundo todo. E esse cenário tem feito também com que muita gente volte a querer investir e garantir uma fatia desse mercado. A Flyworld Brasil, primeira microfranquia de turismo do país, sente os efeitos desse aumento na procura.
De acordo com Márcia Ximenes, diretora de expansão da marca, tanto os franqueados quanto a franqueadora têm registrado um aumento na procura por viagens e também de interessados em abrir uma agência. “Para os nossos franqueados, 2022 tem sido o ano da retomada, pois diferentemente do ano passado, agora, os viajantes estão buscando também por destinos internacionais. Temos unidades que trabalham organizando grupos de viagens para o exterior que estão precisando abrir novas datas para atender a demanda. Já no caso do B2B temos registrado um aumento de mais de 50% de candidatos querendo se tornar um franqueado”, explica a diretora.
Apesar de animados com a alta procura, quando o assunto é a expansão da rede, Márcia ressalta a importância de se ter cautela e seguir o planejamento traçado para o ano, “A Flyworld acompanha de perto a implementação e o início da operação de cada franqueado, além disso, fizemos uma análise prévia do perfil de cada candidato, porque para nós, tão importante quanto conquistar novos mercados é fazer com que os nossos franqueados tenham sucesso e um rápido retorno do seu investimento. Por isso, o nosso plano de expansão contempla um número de novas unidades que seja confortável para a gestão da franqueadora. E para o segundo semestre de 2022 estimamos abrir 15 novas unidades”, afirma Márcia.
Outro ponto importante para a Flyworld quando o assunto é a expansão da rede são os mercados a serem contemplados. “Nosso objetivo é sempre buscar mercados interessantes do ponto de vista financeiro, para que o novo franqueado tenha boas oportunidades, e também mercados novos, onde ainda a Flyworld ainda não tem presença ou ainda não se consolidou. Hoje, a maior parte das nossas unidades estão concentradas na região sudeste. No centro-oeste também estamos bem posicionados, sendo que os nossos maiores esforços para captação de novos franqueados estão na região sul, norte e nordeste”, finaliza a executiva.