A nova realidade no pós-pandemia deixada na área da educação veio para mostrar que é possível estudar remotamente direto de casa. Claro que as aulas não presenciais já existem há décadas, porém a pandemia do novo coronavírus acelerou o processo de informatização do ensino, entre eles, o de cursos profissionalizantes também tiveram que aderir ao mobile.
Durante cinco meses a franquia Via Certa Educação Profissional teve que transformar as aulas 100% on-line. Foi nesse período que os alunos enxergaram que era possível estudar direto da própria casa com a mesma qualidade de ensino que tinham nas aulas presenciais. Tudo isso devido à qualidade do trabalho da rede, onde as aulas ocorrem por meio de videoconferência e plataforma individualizada.
Nova tendência
Para atender a parcela do público que se identificou com o sistema totalmente on-line, a Via Certa adotou o Sistema Flex, onde o aluno pode optar em fazer as aulas da plataforma 100% em casa ou onde estiver, bem como também na própria Unidade Via Certa, ou até mesmo, uma parte on-line e outra parte na escola, tudo a livre escolha do aluno. Essa nova medida vem agradando os alunos já matriculados, bem como atraindo novas matrículas em busca desse sistema.
“Essa é uma maneira que encontramos de atender todo o público que busca pelo ensino profissionalizante, seja da forma presencial, em que ele vai até a unidade física, ou à distância, sem a necessidade de sair de casa”, avalia Décio Marchi, diretor executivo da Via Certa.
O empresário pontua que a franquia não perderá o suporte diário aos alunos através da equipe pedagógica com controle de presenças, avaliações, atividades práticas, enfim… tudo que o curso exige para uma boa formação do estudante.
A experiência do ensino remoto começou a ser adotado pela franquia desde o início da pandemia, em março. O sistema foi tão bem aceito pelos estudantes e franqueados que a marca optou em lançar esse novo meio para aulas, tudo para que os alunos tenham mais oportunidades de ampliarem seus conhecimentos, bem como se profissionalizar em uma área.
Em busca de qualificação
Após a grave crise econômica em todo o mundo, o mercado de trabalho brasileiro começa a dar sinais de estabilidade, de forma ainda discreta. A corrida pela busca do emprego já começou e aquelas pessoas menos qualificadas tendem a perder o seu espaço no mercado de trabalho.
A Via Certa conta com metodologia diferenciada, onde o sistema de ensino flex, antes chamado de hibrido, mescla a disciplina entre aulas por uma plataforma on-line – em que apresenta uma série de lições e explicações sempre com um especialista da área.
São mais de 30 cursos disponíveis em diversas áreas de atuação como: marketing; administração; indústria e energia; informática; línguas; saúde; estética, entre muitos outros, com duração que varia entre seis meses a dois anos. O preço é muito acessível com mensalidade a partir de R$ 109,90 dependendo da localidade da escola.
“Já está mais que comprovado a real necessidade de estarmos atualizados com aquilo que o mercado procura. Há áreas como saúde e tecnologia que há carência de profissionais qualificados e a empregabilidade nesse momento acaba sendo maior. Mas há espaço em todos os segmentos, basta saber entender o que o mercado procura e correr atrás o quanto antes de formação, seja no campo profissional ou pessoal”, conclui Marchi.