A Fini, rede de franquias de balas de gelatina e regaliz, encerrou 2023 com resultados acima do esperado por sua equipe de expansão. A meta do ano passado, que já era ambiciosa, previa para todo o período cerca de 250 franquias ativas. No entanto, as assertivas ações de marketing, a visão empreendedora, os investimentos em novos mercados e a bem-sucedida estratégia de expansão, que envolveu oportunidades e opções em modelos de negócio para os investidores, permitiu à marca atingir crescimento de 75%. Ao todo, a Fini fechou o ano com 290 operações e nenhum fechamento.
Durante o ano, foram inauguradas 125 novas operações, em todas as regiões do País, sendo São Paulo e Rio as praças com maior quantidade de lojas abertas. Além disso, a Fini marcou presença em novos espaços, tais como metrôs, supermercados, e hotéis, além dos shopping centers, e chegou a dois novos estados: Tocantins e Roraima.
Para este ano, a Fini reitera seu foco no crescimento e na presença de mercado e estabelece meta de 38% de crescimento, devendo alcançar, até o fim do ano, a marca de 400 franquias inauguradas e sua chegada ao Amapá, único Estado onde ainda não está presente. Desde o final de 2023, a Fini já inaugurou mais 10 lojas, atingindo hoje o novo marco de 300 unidades em todo o País. A 300ª loja chegou de forma inédita à cidade de Serra (ES) no modelo pocket, no Shopping Mestre Álvaro (Av. João Palácio, 300 – Eurico Salles, Serra/ES).
“A Fini se destaca no setor de franquias e, cada vez mais, se consolida como a maior do segmento Brasil, alcançando padrões de excelência nos modelos propostos e no trato com o franqueado. A estratégia para este e, também, para os próximos anos passa pela diversificação da presença da marca e potencialização de espaços como aeroportos, centros de compra, hipermercados, parques e resorts”, conta Patrick Ramos, diretor de negócios Latam da Fini Brasil.
Reconhecimento
Em 2023, ainda, a Fini obteve duas conquistas significativas. De acordo com o relatório mais recente da Associação Brasileira de Shopping Centers, consolidado no terceiro trimestre do ano passado, a Fini foi a marca que mais inaugurou franquias no período em shopping centers. A companhia ficou na primeira colocação entre as 1.376 empresas que inauguraram lojas, não só no segmento de alimentos e bebidas, mas em todas as áreas mapeadas.
Além da menção honrosa, a Fini recebeu o Certificado Internacional de Franquias, na categoria Sênior, concedido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Esse certificado atesta a presença internacional das franquias Fini, fortalecendo seus objetivos e comprometimento em tornar-se a maior franquia do segmento no mundo.
“E essa certificação é o resultado do esforço contínuo de expandir nossa presença global, um grande objetivo em sua busca da liderança mundial no segmento”, conclui Ramos.