De acordo com a Statista, consultoria de análises de mercado e consumo, o Brasil é responsável por 48,77% dos pedidos de delivery da América Latina e, conforme o prognóstico do Instituto Foodservice Brasil (IFB), o país encerrará 2023 com um crescimento de 7,5% no segmento. O tão esperado final de ano, época marcada pelas férias, deve impulsionar tal crescimento uma vez que os números de pedidos tendem a aumentar nesta temporada. Um exemplo, é a Borda & Lenha, rede de franquias de fast-pizza do Brasil, que observa um incremento nas vendas de 25% durante o período.
Segundo Gabriel Farrel, CEO da Borda & Lenha, a rede espera faturar mais em regiões turísticas como, por exemplo, nas cidades do litoral. Ainda de acordo com Farrel a previsão é de que o ticket médio dos consumidores alcance a marca dos R$ 75,00 neste período. “O último trimestre do ano é o mais quente em relação ao número de vendas para o varejo e segundo o estudo Expectativas da Temporada de Compras 2023, realizado pela Meta, 73% dos brasileiros possuem a intenção de comprar alimentos neste fim de ano”, comenta Farrel.
Para dar conta do aumento das demandas, a Borda & Lenha já começou a se organizar. Entre os preparativos, a rede optou por antecipar todas as inaugurações que estavam previstas para os próximos dias, a fim de aproveitar o alto fluxo de consumo. Além disso, atua na ampliação do número de colaboradores por meio de contratações temporárias para assegurar uma boa experiência de delivery. “Estamos nos adaptando e realizando processos de contratação para somar de dois a três motoboys e um operador a mais dentro de cada unidade para atender à procura de fim de ano”, finaliza Farrel.
Panorama de mercado
Segundo o Ipea – Instituto de Pesquisa Economia Aplicada, com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de profissionais que operam com delivery expandiu aproximadamente 1000% entre 2016 e 2021. Já em 2022, um levantamento da Kantar revelou que o delivery de alimentos no Brasil saiu de 80% em 2020, para 89% em 2022. Para este ano, a previsão do Instituto Foodservice Brasil (IFB) é de que o delivery no Brasil registre expansão de 7,5%.