O franchising é um caminho seguro para quem quer abrir o próprio negócio. A falta de conhecimento e experiência do empreendedor possibilita que ele toque o negócio devido ao suporte oferecido pelo modelo de franquias, ou seja, as dificuldades enfrentadas quando se começa algo sozinho serão rapidamente superadas por contar com a orientação de um time especializado no assunto.
Não é à toa que o sistema de franquias tem a taxa de mortalidade muito menor do que empresas abertas do zero.
Foi isso que motivou o jovem Pedro Lacerda Lopes, de 34 anos, a ir em busca do negócio próprio. Formado em Ciências Sociais, e graduando em Letras, ele optou em começar a empreender pelo segmento de alimentação.
No último dia 26 de agosto abriu seu primeiro empreendimento, a FiChips Food – primeira e maior franquia especializada na culinária inglesa no Brasil. A rede é conhecida devido aos saborosos peixes empanados e fritas, prato típico do Reino Unido.
Pedro escolheu a região da Pampulha, representante legítima da modernidade arquitetônica dos anos 40, em Belo Horizonte (MG), para abrir a unidade.
Natural do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, nos últimos 24 anos morou em Guarulhos. Porém, há seis meses resolveu largar tudo para voltar a ficar mais próximo de sua família e da esposa.
Loja PUB
O franqueado optou pelo modelo de negócio Loja PUB. Para isso, investiu cerca de R$ 400 mil para abrir o empreendimento. A expectativa, segundo o franqueado, é alcançar faturamento entre R$ 60 e R$ 80 mil nos primeiros meses, e atingir o payback em até 24 meses. “Uma vez recuperados os investimentos a ideia é partir para o próximo!”, revela o jovem.
Franchising em BH
Belo Horizonte é considerada uma das cinco melhores cidades do país para se empreender, de acordo com o ranking geral do Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) de 2022.
Apesar do momento complicado que o segmento vivenciou nos últimos dois anos, o que mais impressiona é a sua recuperação. De acordo com levantamento da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Minas Gerais (Abrasel-MG), no começo deste ano a capital mineira já contava com 14,5 mil empresas do setor, resultando em mais de 130 mil empregos diretos gerados.
As franquias do segmento de food service também estão se recuperando do momento mais crítico da crise sanitária. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento das redes desse setor em 2021 no estado mineiro foi de R$ 1.975 bilhões, sendo que em 2020 a arrecadação total foi de R$ 1.823 bilhões, gerando um aumento de 8,3%.
Além disso, as unidades de franquias desse ramo em Minas Gerais foram para 2.022 no ano passado, sendo que, em 2020 esses números não passavam de 1.893 lojas, resultando em um aumento de 6,8%.
A FiChips Food soma duas unidades pela cidade de BH e ao todo cinco operações pelo estado mineiro, como Araxá, Governador Valadares e Juiz de Fora. Até 2023, a marca projeta inaugurar mais 10 unidades em Minas Gerais.
“Houve uma óbvia queda no período da pandemia e no começo desse ano no setor de alimentação, mas o que percebemos, principalmente agora que estamos diariamente observando a movimentação do entorno, é que há um crescimento de pessoas na rua pra comer e se divertir, graças, provavelmente, à vacinação em massa que reduziu drasticamente os números negativos da pandemia”, finaliza o novo franqueado, otimista com o abertura do seu próprio negócio.