A FiChips Food – primeira e maior rede brasileira de food service com pratos típicos do Reino Unido – cria negócio focado em cidades de porte menor, o que torna o negócio mais flexível e acessível para quem quer empreender no segmento de alimentação com um investimento baixo, tendo por trás a expertise de uma franqueadora.
O novo formato da marca é oferecido para cidades com até 50 mil habitantes, além do franqueado ganhar exclusividade para atuar na cidade. Esse modelo é compacto para imóveis a partir de 20 m2, tendo como força o atendimento delivery e take away.
Hermes Bernardo, CEO e fundador da FiChips Food, conta que nos últimos meses aumentou a demanda de interesse para abertura em cidades menores, e com isso resolveu ampliar a expansão do modelo para atender esse nicho, seguindo o estudo de potencial de consumo e buscando oportunidades nestas cidades com menor população. “É um modelo econômico, com baixo investimento na estrutura, tendo em vista que não requer mobiliário amplo, aluguel mais baixo, devido ao tamanho do imóvel”, completa.
A franqueadora leva em conta alguns aspectos para viabilidade do negócio, entre eles está o PIB per capita, potencial de consumo e potencial turístico.
Baixo investimento
O investimento inicial para esse novo modelo é R$ 152 mil, incluso taxa de franquia, mais capital de giro, e gastos com instalação com equipamentos e estoque (não está incluso obras e reforma). A FiChips cobra taxa de royalties e publicidade, e o tempo estimado de retorno é de apenas 14 meses, com faturamento mensal previsto em R$ 60 mil e lucro líquido entre 20% e 25% desse valor.
Hermes pontua que o franqueado poderá ser operado do negócio, tornando-o assim ainda mais rentável e econômico. “Inclusive, é algo que pode ser conduzido em família devido a facilidade da operação, que não requer experiência, e possibilita contar com apenas três colaboradores. O cardápio é diferenciado, lúdico e com pegada britânica, tudo isso para possibilitar uma experiência inquestionável ao cliente”, enfatiza.
Projeção de expansão
A FiChips soma ainda mais quatro modelos de negócios como quiosque, container, loja de rua (PUB) e shopping, e 90 unidades comercializadas. No interior, a marca está presente nos estados de São Paulo, Minas Gerais, e também no Distrito Federal.
“Enxergamos como alto potencial todo interior de São Paulo, Rio de Janeiro, Centro Oeste, Minas Gerais e já estamos mirando o estado de Goiás”, afirma Hermes.
A expectativa, segundo o empresário, é comercializar ao menos cinco unidades nesse novo modelo para 2022 e mais 30 para 2023.
Cidades como Vinhedo (SP), São Gonçalo do Amarante (RN), Lucas do Rio Verde (MT), Dracena (SP), Penápolis (SP), Barra do Garças (MT) são propícias a receberem o negócio e estão no radar de expansão da marca.
A proposta da FiChips é servir produtos de alta qualidade a preços justos e acessíveis, com uma proposta diferente do que já existe no mercado de alimentação. A começar pela identidade visual da empresa que proporciona um ambiente inglês, descontraído e ao mesmo tempo aconchegante.
Para oferecer ainda mais opções aos clientes sem sair do conceito principal do negócio, a FiChips conta no cardápio o Fish and Onion, Fichips Salad, o famoso London Burguer, Fichips Potato, o delicioso escondidinho Inglês Shepherd’s Pie e como sobremesa, não podia faltar o churros europeu e Banoffe, além do carro-chefe, o fish and chips (filé de peixe empanado e batata frita). Todos eles são entregues em cones ou em caixinhas personalizadas.