A franquia FiChips Food, rede de franquias de fast-food brasileiro especializado na culinária inglesa, acaba de lançar mais um modelo de negócio, o Street PUB, uma loja convencional de rua, porém com uma estrutura bem menor do seu modelo tradicional.
Hermes Bernardo, fundador e CEO da FiChips, conta que o mercado atual de alimentação, devido aos altos custos em shopping está migrando para operações de rua que facilitam também a operação delivery. “Os shoppings são pontos bem lucrativos, porém, acabam limitando a questão da logística e horários de funcionamento. O mercado de franchising está se movimentando com mais velocidade e com negócios que requerem investimentos mais baratos”, diz.
A franquia que já conta com outros modelos como delivery para cidades até 50 mil habitantes, quiosque, loja de shopping, container e loja PUB (a partir de 70 m2), está lançando o Street Pub, que é uma operação mais enxuta, metragem de 39 a 59 metros quadrados, cardápio com menos alimentos e que dá lugar a drinks diferenciados que são mais práticos de operar e servir. A cozinha também será menor, com operação mais fácil de conduzir, menos mão de obra e equipamentos mais simples.
“O trabalho do franqueado será mais fácil de administrar por conta da quantidade menor de SKU’s, na qual 90% dos produtos são congelados e não requer produção de cozinha, consequentemente uma operação mais fácil de operar. Atualmente estamos com o programa trimestral presencial da rede Goldmanager, voltado para franqueados e gerentes de unidades, ou seja, possuímos franqueados que são apenas investidores e os gerentes são os operadores”, explica Hermes.
Investimento inicial
O novo formato Street Pub possui investimento inicial total de R$ 209 mil, já incluso taxa de franquia de R$ 50 mil, mais capital de giro de R$ 25 mil, taxa de instalação e equipamentos que chegam a R$ 134 mil. O faturamento médio mensal é de R$ 73 mil, com lucro líquido entre 15% e 20%, e retorno do investimento previsto de 18 meses.
O empresário conta que vem recebendo bastante leads de investidores entre 27 e 37 anos interessados pelo novo formato. Para empreender com esse negócio, é necessário ter identificação com o segmento de alimentação; disponibilidade para trabalhar aos finais de semana e feriados em horários estendidos; ser prestativo e atencioso com o cliente; senso de liderança e facilidade de lidar com as pessoas, e claro, gostar de lidar com o público.
A primeira unidade da FiChips nesse formato será na cidade de Vila Velha (ES), com inauguração prevista para o final de novembro. A rede projeta alcançar 30 operações com o modelo Street Pub até o final do primeiro semestre de 2024.
10 anos de história
A FiChips Food acaba de completar 10 anos que foi fundada. No início, Hermes vendia o prato típico do Reino Unido, o fish and chips (peixe e fritas) pelas ruas da cidade de São Paulo em um mini food truck. Pouco explorado em terras brasileiras, o negócio tem se revelado muito promissor.
Em 2019 ao participar do programa Shark Tank (Canal Sony), onde João Apolinário e José Carlos Semenzato se interessaram no negócio, a empresa deslanchou. Hermes abriu as primeiras lojas físicas, aposentou o food truck e no mesmo ano a marca entrou para o mercado de franchising e desde então vem ganhando espaço pelo Brasil. A rede também tem parceria com a maior indústria de batatas do país.
Atualmente a FiChips soma 31 unidades (11 estão em fase de implantação) mais 10 masterfranqueados espalhados nas quatro regiões brasileiras: sul, sudeste, norte e nordeste. A rede, que faturou R$ 9 milhões no ano passado, projeta encerrar 2023 com faturamento de R$ 12 milhões e chegar a 50 unidades em 2024.
Nesses 10 anos de empresa, Hermes revela que seu maior desafio foi a pandemia da Covid-19 onde teve que reinventar o negócio e focar com força no delivery. “Apoiamos nossos franqueados no que podíamos financeiramente e de suporte, mas infelizmente algumas lojas acabaram perdendo força e fechando as portas, principalmente o modelo para shopping center. Mas conseguimos dar a volta, a empresa retomou a expansão e estamos crescendo. Ficar 10 anos no mercado não é fácil, menos de 20% das empresas no Brasil conseguem chegar a uma década de trabalho. É necessário muito movimento estratégico para não somente crescer, mas sobreviver no mercado”, afirma o empresário.
A FiChips tem como carro-chefe entre os seus pratos o famoso peixe empanado com batatas fritas, seguida pelas tábuas com os nomes de lugares da Inglaterra que levam peixe, batata e anéis de cebola. Uma loja Pub, por exemplo, tem um ticket médio em torno de R$ 55 a R$ 95.