Com a retomada das atividades presenciais, depois de um período de muitas restrições por conta da pandemia de Covid-19, muitos setores da economia começaram a respirar mais aliviados, conseguindo recuperar o que foi perdido durante o momento mais crítico da crise sanitária. Essa recuperação se reflete nos mais diversos setores do mercado de franchising no Brasil.
Segundo o último levantamento feito pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), no primeiro trimestre deste ano o setor registrou uma alta de 8,8% comparado ao mesmo período do ano passado. Além disso, o mercado de franquias registrou uma arrecadação total de R$ 43,380 bilhões no 1° tri de 2022, sendo que em 2021 durante esse período o faturamento foi de R$ 39,881 bilhões.
Food service em alta
Um dos segmentos mais beneficiados com a retomada dos atendimentos presenciais foi o de alimentação – food service – que de acordo com os dados da ABF registrou um aumento de 9,1% no 1° tri deste ano. Ainda conforme o levantamento, o setor obteve um faturamento de R$ 7,166 bilhões.
O bom momento do setor também refletiu na FiChips Food – rede de food service com pratos típicos do Reino Unido – que no mês de junho inaugurou duas unidades e já tem mais uma prevista para inaugurar em julho. “Com o mercado aquecido e o fim das restrições, estamos com as inaugurações a todo vapor”, conta o CEO e fundador da franquia, Hermes Bernardo.
As três unidades citadas são todas no modelo Pub ou mais conhecida como loja de rua, um dos modelos mais tradicionais da rede. As unidades estão localizadas na cidade de Curitiba-PR, Ibiúna-SP e Araxá-MG.
FiChips chega à capital paranaense
Inaugurada no dia 24 de junho, a unidade da FiChips em Curitiba-PR está sob o comando do empresário e engenheiro mecânico Daniel Machado Fontana, 36 anos, e da sua amiga e sócia, Neuci Perrote, que é nutricionista.
Fontana conta que sempre foi apaixonado por negócios e desde cedo ajudou a família, pensando em inovações, fazer coisas diferentes, além de levar novidades para todos os setores. “Na FiChips encontrei uma boa equipe, um modelo de negócio inovador e que vejo com muito potencial para o mercado brasileiro.”
O empresário conta com uma experiência de dez anos como proprietário de frigorífico de pescado, com isso, diz enxergar um potencial muito grande no setor de alimentação. “Com a operação inovadora da rede e a expertise da Neuci, que tem mais de 20 anos de experiência como gerente de restaurantes e gestora de franquias, tenho expectativa de uma rentabilidade da operação acima da média do mercado.”
Daniel conta que a sua sócia, Neuci, será a responsável pela operação da unidade e ele ficará no controle da parte administrativa, como investidor.
Metas para a unidade
Por se tratar de uma região mais rica, a capital paranaense é extremamente forte no segmento, gerando um alto valor agregado. Para o empresário, apresentar um produto diferenciado, será uma das chaves para atingir um alto faturamento na operação.
“Nós acreditamos que o tradicional “Fish and Chips” em combinação com o chopp da região, devido à forte cultura do produto local específico do município, além das tábuas de petiscos serão os produtos que terão mais vendas em nossa unidade”, detalha Fontana.
Daniel conta que o investimento na franquia foi na casa dos R$ 350 mil e que espera ter um retorno desse valor em curto prazo. “Pelo fato de gerar um impacto como novidade e ser um negócio que gera a fidelidade do cliente, nós acreditamos que o retorno será mais rápido.”
Primeira unidade da FiChips em Ibiúna é inaugurada
A primeira unidade da FiChips em Ibiúna-SP também foi inaugurada no dia 24 de junho e será operada pelo empresário Robson Camargo, de 36 anos.
Mesmo nunca tendo trabalhado com a área de alimentação, o empresário conta que enxergou na franquia uma excelente oportunidade para empreender. “Sempre trabalhei com tecnologia, mais especificamente com telecomunicações, mas sempre tive interesse na área gastronômica e após pesquisas na internet vi com bons olhos o modelo de negócio da FiChips.”
Camargo conta que através da vida de empresário ele espera alcançar a sua liberdade financeira. “No início irei realizar apenas o trabalho administrativo remotamente da unidade, pois irei manter o meu outro trabalho.”
Objetivos para alcançar
Robson explica que o mercado de food service em Ibiúna está super aquecido, porém não é muito bem explorado. “Com o modelo Pub da FiChips, que é algo inovador e atrativo, podemos explorar melhor esse meio na região e alcançar um excelente resultado.”
Com as melhores expectativas possíveis, o empresário detalha que a meta é alcançar um faturamento mensal a curto prazo de R$ 50 mil. “Além disso, nós acreditamos que os produtos de melhores vendas serão a batata recheada, chopp e as tábuas com porções.”
Araxá recebe a sua primeira unidade FiChips neste mês
No dia 29 de julho, será inaugurado em Araxá, interior de Minas Gerais, a unidade FiChips da Jéssica Francyélli Kersul Andrino Correia, de 31 anos, que é formada em direito e engenheira civil.
Jéssica conta que esse será o seu primeiro negócio próprio, porém antes de empreender ela já contava com experiência como supervisora comercial e de gerente em mais de uma empresa. “Sempre pesquisei sobre franquias, principalmente no ramo de food service, foi quando encontrei a FiChips e me interessei pelo negócio.”
A franqueada mineira diz esperar uma vida de empresária com muito trabalho e dedicação, para que assim ela consiga driblar todas as adversidades. “Além disso, espero empregar muitas pessoas e fazer diferença na vida delas. Acredito que a contratação e gerenciamento de pessoas será uma parte delicada, porém a satisfação de ajudar famílias será um grande benefício.”
Caminho para trilhar
A empresária conta que o segmento de food service no município está em plena expansão, principalmente após o momento mais crítico da pandemia. “O modelo de negócio da FiChips é totalmente diferente de todos os presentes na cidade e esse é um dos principais chamariz para atrair os clientes e, consequentemente, gerar uma maior rentabilidade.”
Jéssica e Carlos fizeram um investimento de R$ 450 mil para concretizar o sonho de ter o seu próprio negócio e, com isso, a expectativa de faturamento está bem alta. “Nós acreditamos que em curto prazo o faturamento mensal será de R$ 80 mil, em médio R$ 150 mil e longo prazo de R$ 200 mil.”
A empreendedora acredita que os produtos mais comercializados na unidade serão a batata recheada, tábuas com porções e também o hambúrguer artesanal.