Já que as reuniões virtuais se tornaram uma constante durante a pandemia dada a importância do distanciamento social, nem mesmo a distância física consegue impedir o surgimento de novos negócios. Pensando nisso, a Feira Virtual de Franquia, organizada pela NX Franquias – Núcleo de Expansão de Franquias, realiza mais uma edição, desta vez com foco nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo – regiões promissoras para expansão no mercado de franquias. A feira será realizada de forma on-line e gratuita, no dia 19 de agosto, quinta-feira, em três horários: às 10h, 16h e às 18h.
Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), as franquias cariocas faturaram mais de R$3 bilhões durante o primeiro trimestre deste ano. Já as franquias capixabas registraram mais de R$627 milhões ao longo do mesmo período.
O cenário não passou batido para as marcas Orgânica Body&Spa e Kaz que notaram potencial da região em seus respectivos setores: ao todo, o segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar teve 41,7% de participação nos dois estados, com mais de R$803 milhões de faturamento, enquanto o segmento de Serviços e Outros Negócios, com 22,1% de participação, movimentou mais de R$404 milhões.
Franquias inovadoras movimentam o mercado
Com mais de 30 anos de história, a Orgânica Body&Spa, do Grupo Orgânica, tem o maior catálogo de acessórios para banho do mercado e encontrou na pandemia uma oportunidade para atender novas demandas.
Em tempo recorde, a marca desenvolveu um álcool em gel vegano, livre de carbopol e rico em componentes hidratantes. Diferente da maioria dos produtos semelhantes que encontramos no mercado, o álcool em gel da Orgânica não resseca as mãos e ainda possui uma fragrância de chá branco e gengibre. Outra novidade da marca foi a criação de uma máscara de proteção contra a Covid-19 feita 100% a partir de algodão tricoline lavável com diversas opções de estampas.
O grande diferencial da franquia está na sua preocupação com a natureza. “Nossos produtos são feitos com ativos vegetais reais e acessórios sustentáveis, sem testes em animais, sem parabenos, sem excesso de química”, explica João Galhardi, diretor de marketing e expansão da marca. “As pessoas estão cada vez mais preocupadas não só com a qualidade dos produtos que consomem, mas com o impacto que eles têm no meio ambiente e na sociedade como um todo, e isso está diretamente ligado a uma vida mais saudável”.
Modelos de negócio
A franquia oferece três modalidades de negócio que se adaptam à necessidade do franqueado. A loja física (quiosque de shopping) é o modelo ideal para franqueados mais tradicionais que não abrem não de um ponto comercial. A modalidade express, com investimentos a partir de R$ 34.400, é um ponto de venda móvel que surgiu na pandemia como uma forma de ajudar franqueados e novos franqueados a sobreviverem durante a crise. Já a unidade on-line, a partir de R$9 mil, oferece ao franqueado um site próprio com centenas de produtos cadastrados sem a necessidade de se preocupar com estoque.
“Nosso objetivo é atender não apenas as demandas dos consumidores, mas também dos empreendedores que estão em busca de modelos híbridos capazes de serem rentáveis tanto na loja física quanto no digital”, conta Galhardi. Com 37 unidades comercializadas, a Orgânica Body&Spa quer finalizar o ano com e venda de 50 novas franquias.
Investimento facilitado
Para comemorar seu primeiro ano no franchising e oferecer possibilidades de negócio atrativas para novos franqueados, o Kaz, franquia de permuta multilateral, vai entregar 200 leads (potenciais clientes) para o franqueado que adquirir uma unidade na Feira Virtual de Franquias sem precisar pagar mais por isso.
Para Matheus Albuquerque, CEO da franquia, oferecer diferenciais competitivos para o empreendedor já começar a operação na frente da concorrência é um grande bônus para quem quer investir neste mercado. “O objetivo é mostrar ao franqueado que ele terá segurança na atuação com o Kaz, além de acelerar seus resultados”, explica.
Com o intuito de conectar empresários de todo Brasil, o Kaz desenvolveu uma moeda própria (1 kaz = 1 real) onde os usuários da plataforma podem trocar produtos e serviços com outras pessoas cadastradas de uma maneira simples e rápida. O negócio faz com que as empresas otimizem seu fluxo de caixa já que deixam de pagar em dinheiro pelo que consomem, utilizando apenas a permuta. “É uma maneira mais intuitiva de se fazer negócio, com bem menos burocracia do que as transações tradicionais do mercado”, diz o CEO.
O investimento mínimo para uma unidade do Kaz é a partir de R$28 mil para franqueados que pretendem montar a estrutura do zero, mas é possível adquirir unidades com estrutura própria, diminuindo os gastos até pela metade. A taxa de franquia varia de acordo com a quantidade de habitantes da cidade escolhida: R$16 mil para cidades com até 200 mil habitantes, R$18 mil para municípios com até 400 mil moradores, e R$20 mil para cidades com até 600 mil habitantes. O faturamento médio pode chegar a R$60 mil por mês após o primeiro ano de funcionamento da franquia, com margem de lucro de 29% a 34% sobre o faturamento, sendo que o retorno do investimento é de 9 a 12 meses.
Com apenas um ano de atuação no mercado de franquias, o Kaz já possui sete unidades franqueadas nos estados de Minas Gerais e na Bahia, além de uma unidade própria. O objetivo da marca é finalizar o ano com 25 franquias em operação.
Tecnologia integra físico e digital
A Beetools, startup de educação que nasceu com o propósito de revolucionar o ensino de idiomas no Brasil e no mundo, lança uma nova modalidade de franquia para estimular o empreendedorismo no atual cenário. Em vez do formato tradicional de expansão com um investimento inicial único para a instalação da unidade física da escola, a startup formatou o conceito de Franquia Figital Progressiva. Trata-se de um modelo inédito no setor de franchising, que integra o digital ao físico. Na prática, a abertura de novas escolas de inglês acontece em duas etapas, começando com operações de menor investimento inicial sem infraestrutura física. Nesse formato, o investimento para abrir uma franquia Beetools fica em torno de R$ 115 mil e o tempo de retorno estimado é de cerca de 15 meses. “Nossa expectativa com o evento é enorme, nos preparamos para este novo momento na educação e estamos completamente adaptados para o cenário atual e futuro. Nossos futuros parceiros contarão com nossa estrutura e apoio podem iniciar sua operação em até 30 dias”, comenta Luciana Lima, Diretora de Comercial e de Marketing da Beetools,
Como participar da feira
A Feira Virtual de Franquias acontece por plataformas Virtuais onde interessados em investir no franchising podem se cadastrar no site do evento (www.feiravirtualdefranquia.com.br) de maneira gratuita e escolher as marcas do seu interesse.