Investidores que estão em busca de ter o próprio negócio, mas precisamente no setor de franchising, mas ainda tem dúvida no segmento que busca empreender terão a oportunidade de participar virtualmente da próxima edição da Feira Virtual de Franquias (FVF), que ocorrerá no dia 17 de junho, quinta-feira. O evento promovido pela NX Franquias – Núcleo de Expansão de Franquias, é direcionado a ao Estado de Minas Gerais.
Com o intuito de conectar interessados em empreender com marcas franqueadas, o evento acontecerá por meio de plataformas virtuais em horário pré-definido. Para isso, é necessário fazer antes um cadastro no site do evento.
Ricardo Branco, diretor executivo da FVF conta que é possível reunir vários interessados num mesmo horário. Durante a videoconferência os interessados nas marcas podem tirar dúvidas, entender o modelo de negócio, conhecer melhor a operação que contará com a participação de um representante de cada marca.
“O interessante desse novo formato de feira é a economia de tempo, ganho em escala, além de evitar gastos com passagem, hospedagem, montagem de stand, alimentação fora do lar e translado. O investidor conhece várias oportunidades de negócios sem sair de casa. Já para marca participante o investimento é bem abaixo do modelo tradicional, tendo em vista que não há necessidade de investir com montagem de estandes, entre outros gastos, como viagem, material gráfico, etc. Essa conexão gera resultado positivo e fomenta o empreendedorismo”, explica Branco.
Serão mais de 30 marcas expositoras. Branco revela que os participantes poderão conferir condições especiais oferecidas pelas redes, e muitas delas, exclusivas para quem estiver participando durante a videoconferência.
Com um gostinho especial
Henrique Mol, presidente do grupo Encontre Sua Franquia – que soma oito marcas com mais de mil e trezentos unidades espalhadas pelo Brasil e no exterior – e um dos idealizadores da Feira Virtual de Franquia tem a sede do grupo em Belo Horizonte.
O mineiro enxerga na cidade grande potencial econômico e afirma que a capital tem um alto poder de consumo.
“O franchising sempre está se reinventando, o que tem possibilitado sair mais rápido da crise, e consequentemente acaba puxando a retomada da economia. Mesmo ainda as duas maiores cidades brasileiras, São Paulo e Rio de Janeiro, chamarem a atenção das empresas, Minas Gerais vem recebendo a atenção de muitos investidores, até porque não somente a capital, mas o estado possui todas as características necessárias para atrair franqueadoras e candidatos a franqueados”, avalia Mol.
Além do pão de queijo
Segundo o Índice de Cidades Empreendedoras realizado pela Endeavor em parceria com a Enap, Belo Horizonte se destaca na 14ª posição. O ranking se baseia em sete critérios: ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso a capital, inovação, capital humano e cultura empreendedora.
Outras informações sobre o último levantamento feito pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o estado de Minas Gerais concentra 13.712 unidades, somente no último ano.
Em relação aos segmentos de atuação, o melhor desempenho ficou com Serviços e Outros Negócios, com 23,9% da participação por unidades no estado. Em seguida vem o segmento de Alimentação (17,2%); Saúde, Beleza e Bem Estar (16,7%), e Serviços educacionais (11,5%).
De olho em negócios baratos
Com o número alto de brasileiros desempregados, o percentual de novos empreendedores também vem crescendo no país. Em busca de uma alternativa para gerar renda uma das alternativas adotadas por essas pessoas é o empreendedorismo, e entre elas, está a busca pelas microfranquias (até R$90 mil). Neste sistema, a pessoa é orientada e não terá as mesmas dificuldades enfrentadas quando se começa sozinho.
“A escolha do franchising e por negócios pequenos não está somente ligado ao fato de contar com o suporte e know-how da rede para começar o empreendimento, mas também ir em busca de negócios baratos, assim não há necessidade de dispor de tanto capital e o retorno do investimento é ainda mais rápido. Há casos de redes que mostram que é possível recuperar esse dinheiro em até seis meses, por exemplo. Mas claro, tudo dependerá do empenho do franqueado”, afirma Branco.
O empresário salienta ainda que muitas vezes esses negócios baratos e rentáveis estão associados ao trabalho home based, algo que se tornou tendência com a pandemia.
“É uma forma de a pessoa voltar ao mercado de trabalho, ou até mesmo como um complemento da renda de um negócio extra, evitando gastos com espaço físico, entre outras despesas. Trabalhar em casa tem suas vantagens. Possibilita criar o próprio horário e estar perto dos filhos. A Feira Virtual acaba tornando-se uma porta de entrada para quem está em busca de ter o novo negócio”, conclui.
Na FVF os participantes poderão conferir negócios a partir de R$ 1 mil, como é o caso da US Franchising, até marcas que solicitam investimentos mais robustos.
Com investimentos a partir de R$9 mil, a Orgânica – Body & Spa oferece ao mercado um modelo de negócio on-line, ou seja, o franqueado atua com uma loja virtual promovendo as vendas dos produtos da rede. O franqueado não precisa de estoque, já que a Orgânica fica responsável por entregar os pedidos nas casas dos clientes. Há também o modelo Express com investimento de R$ 25 mil, onde franqueado atua home office e delivery com o auxílio de um carrinho de produtos que permite atuar onde desejar.
A Acquazero Eco Wash – especializada em estética automotiva ecológica tem possibilidade de negócios a partir de R$18 mil com atuação delivery. O franqueado oferece serviços de limpeza ecológica automotiva e residencial.
Franquias robustas também estão na feira
O Bar do Urso é a franquia da Cervejaria Colorado e teve seu início em 2017 com a missão de produzir com irreverência as melhores cervejas artesanais e proporcionais novas experiências com ingredientes brasileiros. A franquia possui três modelos de negócio: Container, Mini PUB e PUB com investimento a partir de R$ 180 mil. Negócios fechado através da Feira Virtual de Franquias terão um incentivo de valor de R$ 5 mil para mobiliar a sua franquia.
O Grupo Velocity Kore é uma rede de academias que possui dois modelos de negócios, sendo a Kore a partir de R$ 250 mil e a Velocity a partir de R$ 650 mil. O grupo trouxe ao Brasil um novo conceito butique indoor (dentro de um estúdio) em atividade física. O conceito do fullbody & mind: uma experiência que transcende o exercício físico em si, conectando corpo, mente e alma. É a maior rede de estúdio “indoor” no Brasil para a realização de atividades físicas, com uma marca já estabelecida e reconhecida nacionalmente. Atualmente o Grupo possui 25 unidades em operação na América Latina, sendo 22 no Brasil e 3 franquias no México.
Como participar
Para participar basta entrar no site (www.feiravirtualdefranquia.com.br), escolher as marcas que tem interesse em conhecer, e fazer um cadastro no dia e horário da reunião. Os inscritos podem participar de quantas reuniões desejarem.
A FVF ocorre mensalmente com foco nas capitais e até o momento já reuniu mais de 25 mil empreendedores, além de gerar mais de 500 acordos fechados e movimentar mais de R$3 milhões. A expectativa da organização para essa edição de BH é gerar ao menos 100 negócios e contar com a participação de 1500 inscritos.