Feira de franquias da retomada: ABF Rio traz opções baratas para investidores que querem abrir seu negócio em 2022

1ª feira de franquias presencial da retomada contará com cerca de 40 marcas de microfranquias, cujo investimento inicial é de até R$105 mil

A Expo Franchising ABF Rio, primeira feira presencial e oficial do setor de franquias desde o início da pandemia de Covid-19 e que marca a retomada do setor, traz cerca de 40 opções de negócios em microfranquias, dos mais diversos segmentos, como alternativa de renda para profissionais que saíram do mercado de trabalho. Segundo classificação da Associação Brasileira de Franchising, as microfranquias são negócios com investimento inicial de até R$ 105 mil. Iniciativa da Associação Brasileira de Franchising Seccional Rio de Janeiro (ABF Rio) e organizada pela Dois Lados Eventos, a feira será realizada entre 11 e 13 de novembro, no Centro de Convenções SulAmérica, na capital fluminense.

Para Adriana Auriemo, diretora de Relacionamento, Microfranquias e Novos Formatos da ABF, “as microfranquias são tanto uma oportunidade de ter o próprio negócio para empreendedores com menor capital para investimento, quanto uma alternativa de diversificar os negócios e atender diferentes perfis de mercado, inclusive fora dos grandes centros, por parte das redes. Em períodos de retração econômica, de redução da oferta de vagas de emprego, como estamos vivendo, os modelos de negócio mais enxutos se transformam em uma alternativa ainda mais interessante, uma vez que oferecem um modelo de negócio pronto e testado, além do treinamento e suporte de um empresário mais experiente, o franqueador”.

De acordo com o último levantamento realizado pela ABF (2020), operam no país 562 redes com modelo de microfranquia, sendo 63% puras (apenas com este modelo) e 37% mistas (com os dois modelos). Com o novo teto, a ABF estima que cerca de 70 redes se somam ao quadro de microfranquias (junho). Para Adriana, “notamos que esse crescimento se dá, principalmente, por meio de redes tradicionais que lançam modelos de microfranquia, reafirmando também a capacidade das marcas de investirem em novos modelos e formatos de negócios”.

Dentre as opções da feira, os potenciais investidores terão a oportunidade de conhecer microfranquias que comercializam cosméticos, coxinhas, bolos, assados e grelhados, sorvetes, joias, moda, acessórios para celular, piscinas, produtos naturais; prestam serviços de consultoria em importação, contabilidade, limpeza e conservação de ambientes e piscinas, hotelaria e turismo, enfermagem, cuidados com idosos, educação, imóveis e seguros.