O empreendedorismo vem ganhando cada vez mais força no Brasil. Seja por necessidade ou vontade, ser dono do próprio negócio está nos planos de grande parte dos brasileiros. E para ter mais chances do negócio dar certo, uma boa opção é apostar em uma franquia. Entre as principais vantagens dessa modalidade estão: maior segurança para o seu investimento, já que o modelo de negócios foi testado e aprovado pelo mercado, e poder contar com uma estrutura ampla para ajudar no dia a dia da empresa.
E quando falamos de microfranquias (negócios que exigem um investimento inicial menor), um dos segmentos mais procurados pelos empreendedores são as Agências de Viagens. Dentro desse mercado, com mais de 30 anos de expertise e unidades espalhadas por 11 estados brasileiros está a Flyworld Brasil, primeira microfranquia de turismo do país. Com um único modelo de negócios onde o franqueado decide se vai empreender em Home Office ou abrir uma loja, a marca está em plena expansão e buscando empreendedores em várias cidades do país, entre elas: São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Manaus, Rondonópolis e Rio Verde.
Oferecendo aos seus franqueados suporte, treinamentos constantes, consultoria de marketing e um portfólio com os melhores fornecedores do país, um dos grandes diferenciais da Flyworld é o relacionamento entre franqueador e franqueado. “Entre os pontos positivos da nossa marca estão o fácil acesso à franqueadora e a liberdade que o franqueado tem para trabalhar. Nós entendemos que o mercado de turismo é muito amplo e que cada franqueado deve encontrar o seu nicho e espaço. Por isso, nosso modelo de negócios não é engessado. Ele permite que o franqueado imprima a sua identidade, sempre contando com o apoio da franqueadora”, explica Márcia Ximenes, diretora de expansão da marca.
Para empreender no turismo, não é necessário experiência prévia no mercado, no entanto, para ter sucesso no negócio é preciso disciplina, gostar de pessoas e saber vender. “Quando entrevistamos candidatos a franqueados somos bem transparentes, porque para Flyworld mais importante do que expandir a rede é ter franqueados de sucesso. Ter experiência em turismo não é um pré-requisito porque ao comprar a franquia o empreendedor está adquirindo também a nossa expertise. Mas algumas habilidades como disciplina, gostar de estar perto de pessoas e saber vender são essenciais para o negócio prosperar”, afirma Márcia.
Atualmente 60% dos franqueados da Flyworld atuam em Home Office e a média mensal de faturamento gira em torno de R$ 70 mil. “Temos muitos franqueados que iniciam no Home Office e quando o negócio cresce decidem abrir uma loja. Temos casos também de empreendedores que estão há anos com a gente, em Home Office e faturando mais de R$ 150 mil por mês. Cada um decide a forma de atuação, a franqueadora não intervém nisso. Mas se analisarmos a rede como um todo, os franqueados em Home Office, que já estão com a gente há mais de um ano, faturam em média R$ 70 mil por mês”, conclui a diretora.