Em 2024, a FarMelhor pretende inaugurar mais de 40 novas lojas e converter outras 50 farmácias independentes. As novas unidades seguirão os modelos de franquia, tanto para as lojas recém-inauguradas quanto para as conversões, com um investimento estimado de aproximadamente R$ 25 milhões. A empresa identifica um potencial expressivo em muitas das mais de 50 mil farmácias de bandeira branca em todo o país, prontas para participar desse processo de transformação.
Com mais de 460 unidades espalhadas por todos os estados brasileiros, a rede, que já tem forte presença na região Sudeste, visa concentrar seus esforços na regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste, onde também já possui presença significativa.
Renan Reis, CEO da FarMelhor, destaca os benefícios práticos de integrar uma rede com marca consolidada no mercado. “A farmácia que se converte para a FarMelhor passa a usufruir de todo o suporte operacional oferecido pela empresa, incluindo plataformas de compras, vendas, gestão e capacitação, que fazem parte dos pilares do sucesso da FarMelhor. Além de contar com estratégias de vendas e marketing adaptadas às lojas físicas, integrando-as aos canais digitais para ampliar o alcance e o fluxo de vendas, resultando em um aumento do faturamento. Tudo isso é customizado de acordo com cada microrregião, cidade ou bairro do país onde a farmácia está localizada”, afirma.
Um exemplo concreto do sucesso dessa transição é o do franqueado Valter Varjão. Instalada na cidade de Jeremoabo, interior da Bahia, a farmácia do Valter faturava em média R$ 80 mil por mês antes de entrar para a rede. Agora, 24 meses após a conversão, alcança um faturamento mensal de R$ 350 mil, isso com o mesmo espaço físico em que já operava. A satisfação com o desempenho dessa primeira unidade fez com Valter, iniciasse o processo de abertura de uma nova unidade, que deve ser inaugurada ainda no 1º semestre de 2024.
Segundo a Febrafar (Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias), após um período de notável crescimento entre 2021 e 2022, impulsionado principalmente pela pandemia, que resultou em aumentos de dois dígitos repetidamente, o ano de 2023 se mostrou desafiador em termos de crescimento, mais especificamente o segundo semestre. No entanto, o segmento encerrou o ano com um crescimento que se aproximou de 10%, superando em grande medida o PIB do país, que deve ser de 3% em 2023.
“O setor farmacêutico enfrenta vários desafios, e estar inserido em uma rede dá condições e ferramentas para as farmácias independentes se tornarem competitivas, amplia as possibilidades de lucro e perenidade do negócio”, diz Reis.
A FarMelhor é um exemplo de como uma rede ajuda a impulsionar os negócios. Segundo dados do IQVIA, a marca alcançou um crescimento superior ao seu segmento de atuação, aumentando em 21% seu faturamento no ano de 2023.
E-commerce ampliado
Também em 2024, a FarMelhor, visando melhorar a experiência de compra do consumidor, busca dar mais capilaridade à sua plataforma de e-commerce. Para isso, as farmácias da marca estão sendo plugadas à plataforma e a FarMelhor também vai conectar farmácias independentes ao seu e-commerce. A estratégia é que as farmácias conectadas realizem as entregas dos medicamentos comprados online no site da FarMelhor. Essas farmácias conectadas são lojas independentes que não fazem parte de nenhuma rede e estão presentes em regiões onde ainda não há unidades da FarMelhor. A prospecção de candidatos está sendo feita de forma cautelosa, com farmácias que tenham o perfil estabelecido pela FarMelhor e atendam aos critérios de excelência.