Ao perceber uma nova oportunidade através do movimento da transformação digital, a FarMelhor, rede de farmácias com mais de 235 lojas espalhadas pelo Brasil, percebeu que era hora de criar um departamento para cuidar do digital, inserir a cultura digital em toda a rede e implementar canais oficiais de venda pela internet, incluindo os franqueados nessa empreitada.
“O mundo digital está aí, e os franqueados estavam indo para esses canais sem uma orientação da franqueadora. O que fizemos foi estruturar esse caminho digital, criar uma jornada para o franqueado seguir”, explica Ludmila Parenti, head digital da FarMelhor.
Agora, o franqueado da FarMelhor tem acesso a uma plataforma que concentra em um só painel de controle diversos canais de venda e, os que não estão integrados na plataforma, são operados por meio de parcerias, criando uma visão 360 que engloba loja física, os aplicativos como iFood, redes sociais, WhatsApp, Google Meu Negócio, marketplaces e loja virtual.
Na plataforma de e-commerce o franqueado consegue ver de onde vem cada pedido, já dá baixa no estoque e faz todo gerenciamento da venda e entrega, totalmente integrado com o ERP da loja física.
O e-commerce da rede, desenvolvido pela franqueadora, entrou no ar há cerca de 30 dias, em um piloto com duas lojas. A expectativa é que em janeiro 40% da rede esteja “plugada” na loja virtual da FarMelhor. O cliente, ao entrar na loja on-line, é direcionado para a unidade mais próxima do seu endereço, que efetivamente fará a venda. “O franqueado é a razão da franqueadora existir, então não fazia sentido ir para o digital sem levar os franqueados nesse caminho.”
A nova estratégia digital da FarMelhor trouxe, ainda, melhores taxas para a rede nos aplicativos parceiros, como o iFood, e estratégias para os franqueados melhorarem o desempenho em marketplaces como Mercado Livre, Americanas e Amazon.
De todo o investimento feito pela franqueadora este ano, 30% foram destinados à nova estratégia digital. “Não dá para começar um canal de cada vez, o mundo digital é rápido, e por isso estamos caminhando com diferentes frentes ao mesmo tempo.” São cerca de 20 pessoas dentro da franqueadora envolvidas com o projeto, direta ou indiretamente.
No varejo farmacêutico, hoje, as vendas digitais respondem por 4% do faturamento do setor. “Pode parecer modesto, mas estamos falando de um segmento que vem crescendo aceleradamente e projeta cerca de R$ 160 bilhões de faturamento em 2022”, ressalta Ludmila.