A rede de farmácias Farmais inaugurou sua primeira unidade no Ceará. Com uma área de 92 metros quadrados, a loja funcionará junto ao supermercado Pão de Açúcar, na Avenida Aguanambi, 1.393, bairro Fátima, em Fortaleza, e será a quarta unidade da marca no Nordeste – atualmente, a Farmais conta com duas lojas em Petrolina, em Pernambuco, e uma em Salvador, na Bahia.
A loja cearense será comandada pelos sócios André Vieira e Jerson Borstel, que investiram cerca de R$ 1,2 milhão no empreendimento. Além dos empresários, a unidade será operada por quatro funcionários. O horário de funcionamento será das 7h30 às 22h, de segunda a domingo.
A loja a ser inaugurada em Fortaleza conta com um mix de produtos elaborado especificamente para a capital cearense. Segundo Ricardo Oliveira, gerente de expansão da Farmais, o Nordeste é uma região prioritária para o crescimento da marca. “A cada inauguração, fazemos um estudo de mix de acordo com a respectiva região”, explica Oliveira. “Queremos crescer muito no Nordeste. A região ainda conta com muitas farmácias independentes”.
Aposta nas farmácias independentes
Sob nova direção, a Farmais é comandada por um grupo de franqueados, que adquiriu e manteve o nome Farmais em razão da força da marca no mercado nacional. Prestes a atingir um faturamento anual de R$ 1 bilhão, meta que deve ser alcançada ao final de 2023, a rede conta com 225 lojas em nove Estados, 160 delas em São Paulo. Em 2022, o faturamento foi de R$ 870 milhões.
No momento, os planos de expansão agressivos da Farmais se baseiam na captação de franqueados – serão oito novas lojas inauguradas em outubro – e na conversão de farmácias independentes à sua bandeira. A taxa de franquias para a abertura de uma nova unidade é R$ 50 mil, com um investimento total a partir de R$ 800 mil. No caso de conversão de bandeiras, o valor da taxa é de R$ 30 mil, com investimento total de R$ 200 mil.
o Brasil, das 90.933 farmácias em funcionamento, 53.469 pertencem ao varejo independente, ou seja, não estão ligadas a grandes marcas, redes associativistas ou franquias. Juntas, elas respondem por 59% dos PDVs. Em contrapartida, diante da concorrência acirrada com os grandes players, as independentes concentraram das 81% das lojas fechadas nos últimos dois anos. É exatamente nessa fatia que a Farmais aposta em sua expansão: empresários com conhecimento do setor, mas sem condições de competitividade em um mercado dominado por gigantes.
Recentemente, a Farmais lançou uma linha de produtos de marca própria e abriu escritório na Avenida Paulista para comandar as operações. A meta da empresa é, em breve, chegar a 500 unidades. “Queremos atrair investidores com experiência no setor”, diz o CEO e sócio Ricardo Uemura Kunimi, que é franqueado da marca desde 1998. “Hoje 70% das novas unidades são lojas com conversão de bandeira”.