Para 2023, a rede Farma & Farma, com sede em Itajaí (SC), pretende manter o crescimento médio de 20%, o dobro da expectativa do próprio mercado, de acordo com dados divulgados neste mês pela ABF (Associação Brasileira de Franchising).
A rede tem mais de 160 unidades e está presente no mercado há 26 anos e cresceu mais de 20% em 2022 e 2021. “Como estamos dentro do setor de saúde, beleza e bem-estar, acreditamos que teremos novamente crescimento superior às redes concorrentes, farmácias independentes e até ao associativismo. Crescemos acima de todas franquias, sejam as maiores ou de menor porte”, salienta Herivelton Ferreira, CEO da Farma & Farma.
Para 2023, a ABF prevê um crescimento entre 9,5% e 12% no faturamento e 10% em unidades.
Depois de dois anos das dificuldades impostas pela pandemia, o setor de franchising brasileiro comemora os resultados consolidados de 2022. De acordo com o balanço, o faturamento das redes no Brasil superou, pela primeira vez, os R$ 211 bilhões, passando de R$ 185,068 bilhões em 2021 para R$ 211,488 bilhões em 2022.
O montante representa um crescimento nominal de 14,3%, índice superior aos 12% projetados pela ABF. “Acredito que em um ano mais calmo, sem eleições, sem Copa do Mundo e com inflação mais controlada, teremos resultados ainda melhores”, salienta o presidente da ABF Tom Moreira Leite.
Leite salienta, ainda, que o retorno dos contatos presenciais, inclusive com a retomada de hábitos como viagens e grandes eventos, foi fundamental para os resultados do ano passado.
A pesquisa também registra que houve expansão no número de operações em 2022. O volume total cresceu 7,8% na comparação com o ano anterior.