Farma Conde investe 35 milhões em ampliação de Centro de Distribuição

Com expansão, envio de produtos às mais de 500 lojas passa de 700 mil itens por dia para 2 milhões entre medicamentos, suplementos alimentares, mercadoria de perfumaria e cosméticos

Centro de Distribuição Farma Conde

Visando melhorar ainda mais a eficiência e a segurança do abastecimento das mais de 500 unidades, a rede de farmácias Farma Conde anuncia a ampliação do Centro de Distribuição (CD), situado em São José dos Campos (SP), com investimento de 35 milhões de reais. O espaço, que passa de 20 mil metros quadrados para 32 mil metros quadrados, funciona 24 horas por dia, com 400 funcionários diretos trabalhando em 20 estações de medicamentos/produtos.

Diariamente, caminhões que fazem toda a logística são abastecidos e cerca de 700 mil itens são encaminhados a todas as lojas da rede, com medicamentos, itens de higiene pessoal, cosméticos, suplementos alimentares e alimentos, além dos acessórios de bem-estar e beleza, inclusive de marca própria. Com a ampliação, a quantidade de produtos encaminhados às unidades chega na casa dos 2 milhões por dia.

O Centro de Distribuição conta com sistema robotizado e verticalizado, aproveitando assim melhor o espaço de armazenamento dos mais de 8 mil tipos de itens. A fim de garantir a confiabilidade de toda a cadeia de distribuição, o CD possui o sistema WMS (Warehouse Management System), que gerencia as movimentações dos produtos em todas as suas etapas e agiliza todo o processo de separação. No investimento de 35 milhões, um servidor foi adquirido. O equipamento é de hiper convergência, capaz de otimizar o processo tecnológico.

O CD tem ainda com sala informatizada que contabiliza todo o fluxo de itens (entradas e saídas, desde o faturamento do produto, até o ponto de venda), além de acompanhar em tempo real toda a logística de entrega, com frota própria.

Segundo Eduardo Mota, diretor de engenharia do Grupo Farma Conde, o Centro de Distribuição está localizado estrategicamente em São José dos Campos, devido a facilidade de entrega para os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, onde estão concentrados atualmente as unidades do grupo. “Isso traz rapidez na entrega dos itens para todas as lojas da rede”.

“A ampliação do CD vem ao encontro com as prospecções das novas unidades que devemos abrir, principalmente após lançarmos o modelo de franquia na rede. Teremos cada vez mais unidades para abastecermos com rapidez e excelência. Sempre estamos a um passo à frente quando o assunto é ampliação, uma vez que nossa expectativa é a de encerrar o ano com mais 40 unidades”, afirma Manoel Conde Neto, presidente-fundador da marca.

A Farma Conde emprega hoje 6 mil funcionários em toda sua rede, traz em sua história 31 anos de experiência, com a primeira unidade aberta em 1993. Além do crescimento consistente, a Farma Conde se destaca por seu forte compromisso social. A rede realiza mais de 3 mil ações de saúde por ano, oferecendo testes de glicemia, aferição de pressão e atendimento farmacêutico gratuito.