Fampe ou financiamentos bancários? Onde achar recursos para franquias?

Muitas vezes, é preciso uma forcinha financeira para concretizar seus projetos, especialmente em momentos como tornar o sonho da sua franquia real ou para alavancar seu desempenho. 

Existem muitos caminhos para recorrer à ajuda financeira. Optar pelo Fampe ou por outros tipos de financiamentos bancários são algumas das opções. Conheça um pouco mais sobre estas opções e tome a decisão final certa para o crescimento do seu negócio.

O que é o Fampe?

Ele é o Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas, foi o primeiro fundo de fiança criado no país, instituído em 1995 pelo SEBRAE para ser uma opção de complemento às garantias exigidas pelas instituições financeiras, melhorando o acesso de micro e pequenas empresas ao crédito.

Como ele pode ajudar as franquias?

O Fampe disponibiliza recursos financeiros para lastrear a concessão de aval para as operações de crédito contratadas, avalizando até 80% do financiamento para aquisição de máquinas e equipamentos, capital de giro puro, exportação, desenvolvimento tecnológico e inovação.

Operacionalizado por diversas instituições financeiras, ele consegue garantir valores de linhas de crédito a partir de R$ 60.000,00 e para inclui-lo na avaliação financeira junto ao banco, é preciso ter cuidados como:

•Verificação do valor e qualidade de suas garantias

•Manutenção de um bom relacionamento com as instituições financeiras, 

•Atualização cadastral periódica

•Comparação de condições oferecidas pelos bancos

Outras opções de financiamentos bancários que não incluem a garantia do Fampe podem ser encontradas em diversas instituições como BNDES, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Bradesco, HSBC, Caixa Econômica Federal, Itaú, Santander, Banrisul e Desenvolve São Paulo.

Para consegui-los, é necessário, no mínimo, negociar com cada uma das instituições, comprometer apenas o limite de 30% da renda e não possuir pendências financeiras como SPC e SERASA.

Uma das opções direcionadas especialmente para franquias é a linha de crédito de financiamentos cedida pelos bancos, em parceria com a ABF (Associação Brasileira do Franchising).

Esta linha de crédito permite a utilização do valor para ajudar novos empreendedores na aquisição de franquias, modernização, pagamento de dívidas ou capital de giro, não precisando da apresentação de plano de negócios.

Este tipo de crédito prevê garantia de financiamento através de alienação fiduciária do imóvel, liberação de crédito cedido para pessoa física e atendimento para imóveis situados em território urbano.

A aprovação inclui taxas de juros competitivas, atualizadas de acordo com o IGPM, liberação de até 60% do valor do imóvel com prazo limite de pagamento em até 30 anos. 

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito!