Falta de controle de comissões pode levar corretora a falência, afirma especialista

Organização é a palavra-chave para tudo na vida. Seja em casa e principalmente no trabalho, manter o controle dos processos operacionais de uma empresa requer dedicação diária para uma gestão organizada. Em uma corretora de seguros isso não é diferente.

Mesmo com a correria do trabalho, é necessário separar um tempo no final do dia para analisar as vendas das apólices e os valores das comissões transferidos pelas seguradoras a partir das vendas concretizadas. Isso possibilita ter um controle financeiro do negócio, principalmente das comissões.

Henrique Mol, diretor executivo da franquia Quisto Corretora de Seguros – rede com 100 operações pelo Brasil –, explica que o descontrole gerado pela falta de organização pode levar a prejuízos do negócio. “A dica é automatizar as vendas. Um software que possibilite a função do controle das comissões é ideal para acompanhar as etapas das negociações. Isso gera rapidez no serviço e até mesmo mais comodidade ao franqueado. Sem falar na possibilidade de organização financeira da empresa”, afirma.

O empresário lista outras dicas: “Crie um sistema de gestão para controle de tarefas. Estabeleça prazos para que as ações seja concluídas. Assim, será possível observar qual delas tem demandado mais tempo para ser executada e qual foi concluída no prazo. Isso é ideal, principalmente, quando trabalhado em equipe”.

A falta de gestão do negócio e um trabalho desorganizado pode arruinar uma empresa.

Comissionamento maior

A franquia Quisto tem como grande vantagem o comissionamento maior aos franqueados da rede, comparando-se ao que hoje é ofertado pelas franqueadoras, chegando a 85%.

Mol pontua que essa é uma forma do franqueado faturar ainda mais, trabalhando sempre de forma on-line ativa na captação de leads, para crescimento da carteira de clientes dos parceiros da rede. O modelo de negócio proposto pela franquia conta com gestão simples, para que até mesmo quem não tem experiência possa se identificar com o modelo proposto pela marca, além de contar com uma pequena estrutura: computador, internet e telefone em um espaço de apenas 4m2.

Ideal para cidades acima de 10 mil habitantes, a franquia Quisto oferece dois modelos de negócios. O Home Office tem investimento de R$17.600 (incluso taxa de franquia e capital de giro). Sua lucratividade é de R$7 mil por mês e prazo de retorno de 6 a 18 meses.